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“Negociação com Amex para cartão de crédito consignado está avançada”, diz CEO da financeira Qista

Publicado 18/05/2025 • 13:13 | Atualizado há 9 horas

Agência DCNews

KEY POINTS

  • Em um cenário de juros empinados e forte concorrência no mercado de crédito – que não se restringe mais aos bancões, adicionam-se fintechs e financeiras tradicionais –, a financeira Qista decidiu entrar no jogo com metas ambiciosas e uma aposta dobrada de crescimento.
  • Uma das apostas da companhia, investida da Reag, é uma parceria para estampar a marca da American Express (Amex) em seu novo produto – um cartão de crédito consignado, que promete chegar com juros atrativos.
"Negociação com Amex para cartão de crédito consignado está avançada", diz CEO da financeira Qista.

"Negociação com Amex para cartão de crédito consignado está avançada", diz CEO da financeira Qista.

Reprodução YouTube.

Em um cenário de juros empinados e forte concorrência no mercado de crédito – que não se restringe mais aos bancões, adicionam-se fintechs e financeiras tradicionais –, a financeira Qista decidiu entrar no jogo com metas ambiciosas e uma aposta dobrada de crescimento. Para isso, está agindo em várias frentes.

Uma das apostas da companhia, investida da Reag, é uma parceria para estampar a marca da American Express (Amex) em seu novo produto – um cartão de crédito consignado, que promete chegar com juros atrativos. “Estamos nos finalmentes com a Amex. Será um produto que alia sofisticação, pela marca, à acessibilidade”, afirmou Leonardo Grapeia, CEO da companhia, em entrevista ao videocast DC NEWS TALKS.

A Qista é categorizada como instituição financeira de Crédito, Financiamento e Investimento (CFI). “Ser uma CFI nos dá liberdade para formar nossa carteira e dá resiliência diante dos ciclos econômicos”, afirmou Grapeia. “Isso permite à empresa captar recursos via CDB e operar com estrutura de capital própria”.

A projeção é dobrar o faturamento este ano, para R$ 400 milhões, deixando lucro líquido acima de R$ 50 milhões, mesmo diante do cenário macroeconômico desafiador. Em 2024, a Qista encerrou o ano com R$ 43 milhões em lucro líquido. A empresa já está credenciada em mais de 100 convênios, desde entes públicos, com vistas em ofertar seus serviços a servidores federais, estaduais e municipais. Agora, ataca em outra frente – os convênios corporativos.

Cartão pode se tornar um hub de soluções

Além do consignado, oferece produtos como antecipação de FGTS, empréstimos com garantia de celular e um cartão benefício corporativo – que converte o vale-refeição em acesso a crédito pessoal e ferramentas de gestão financeira. “A ideia é transformar o cartão em um hub de soluções para o trabalhador”, disse o CEO.

O executivo diz que o cartão de crédito consignado contribuirá para um tíquete médio saudável, porque combina segurança, volume e rentabilidade – é um negócio vantajoso para bancos, financeiras e fintechs.

Por um lado, o cliente tem acesso a um crédito mais barato. Por outro, a instituição financeira garante fluxo de receita estável com risco mínimo. A combinação é decisiva num momento de alto endividamento em especial de pessoas físicas.

O mais recente relatório do Banco Central, divulgado em abril, mostra que o volume de empréstimos para pessoas físicas cresceu 12,5% em março, no acumulado em 12 meses, apesar dos juros elevados (14,25%).

Além disso, o endividamento das famílias situou-se em 48,2% em fevereiro (elevação de 0,4 ponto porcentual em 12 meses) e o comprometimento de renda alcançou 27,2% (alta de 1,3 ponto em 12 meses) – o maior nível desde julho de 2023, o que ajuda a explicar a busca por crédito.

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Plataforma

Integrada à Qista está a Bom pra Crédito, onde Grapeia é conselheiro. A empresa é um marketplace de crédito pessoal que conecta usuários a mais de 70 instituições financeiras. O cliente consegue, através da plataforma, pesquisar melhores condições e juros em várias instituições bancárias ao mesmo tempo, e recebe ofertas diversas para escolher a que melhor se encaixa.

O lucro da companhia chega via bancos parceiros e se dá pela intermediação. A plataforma já viabilizou mais de R$ 2 bilhões em em crédito e encerrou 2024 com R$ 160 milhões em receita bruta e R$ 24 milhões em receita líquida, crescendo 30% sobre o ano anterior, segundo o executivo.

É uma operação mais complexa, segundo Grapeia, porque embarca muita tecnologia. “Atualmente, mais de 800 mil CPFs novos entram no sistema a cada mês, e o total de usuários ultrapassa 12 milhões.”

Para este ano, a expectativa da Bom pra Crédito é chegar a 20 milhões de usuários cadastrados, aproveitando o avanço do Open Finance e o cruzamento inteligente de dados para melhorar a oferta e a precificação do crédito. “Queremos que o cliente escolha a plataforma como seu primeiro canal de crédito em vez do banco tradicional”, disse.

Portfólio da Reag

Ambas as empresas integram o portfólio de investimentos da Reag, a maior gestora independente do Brasil, com mais de R$ 299 bilhões sob gestão. Segundo o CEO da Qista, a sinergia com a Reag amplia a capacidade de operação. “A Reag potencializa nosso crescimento porque conseguimos originar crédito, securitizar e distribuir dentro de um mesmo ecossistema.”

O cenário macroeconômico, embora desafiador, é visto como uma oportunidade por Grapeia. Ele aponta que o problema não está apenas na taxa de juros, mas na qualidade do endividamento. “O brasileiro paga juros altíssimos. Trocar dívidas ruins por crédito mais saudável é parte do nosso propósito”, disse.

“O Brasil tem um mercado de crédito ainda pouco explorado.” Quem entregar serviço com valor real, segundo ele, ganhará a confiança do cliente. Para Grapeia, isso é o que vai definir os players líderes dessa nova fase do setor. Confira a entrevista.

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