Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
PMEs ampliam presença no e-commerce nacional, mostra levantamento da Loggi
Publicado 17/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 meses
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 17/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pexels.
40% dos pacotes enviados por PMEs têm origem no estado de São Paulo, diz pesquisa da Loggi.
O e-commerce brasileiro passa por um processo de descentralização com maior participação de pequenas e médias empresas (PMEs) fora do eixo tradicional. Segundo o Mapa da Logística, divulgado pela Loggi, no segundo trimestre de 2025, 40% dos pacotes enviados por PMEs têm origem no estado de São Paulo, enquanto esse índice sobe para 65% entre grandes empresas.
Outros estados têm ganhado relevância no envio de mercadorias por pequenos negócios. Em Santa Catarina, 16% dos pacotes de PMEs partem do estado, ante 6,5% entre grandes empresas. Minas Gerais responde por 10% das remessas de PMEs e o Paraná, por 9%. Entre grandes empresas, esses números são 5% e 3%, respectivamente.
Leia mais:
Serasa Experian lança solução de gestão financeira para PMEs
O Mapa da Logística é um relatório trimestral da Loggi que monitora os fluxos logísticos do e-commerce no Brasil. A edição do segundo trimestre de 2025 analisou mais de 16 milhões de pacotes enviados por 21 mil empresas em mais de 5 mil municípios do país.
O levantamento indica que 18% dos envios de PMEs são destinados à região Sul do país, frente a 14% das grandes empresas. A análise aponta oportunidades para empreendedores digitais em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O valor médio por pedido das PMEs foi de R$ 217,00 no período, 21% acima do registrado por grandes marcas e 51% superior ao dos grandes marketplaces.
As PMEs vêm utilizando diferentes modelos logísticos de acordo com sua demanda. Atualmente, 30% dos envios são realizados por grade fixa, com horários definidos de coleta. Outros 40% usam a coleta pulverizada, com variações de dias e horários, e 30% utilizam pontos de coleta e entrega.
O eixo Sul-Sudeste e o Nordeste concentraram os maiores volumes de envio e recebimento de pacotes no trimestre. O Centro-Oeste também apresentou crescimento, especialmente o estado de Goiás.
Os estados com maior crescimento no envio de pacotes foram Santa Catarina (275%), Rio Grande do Sul (175%), Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%).
Aproximadamente metade dos envios nacionais foram entregues em até dois dias. Em três dias, o índice sobe para 60%.
A categoria de vestuário e moda liderou as vendas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, impulsionada por datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. No Norte e no Nordeste, a categoria de serviços financeiros foi a mais comercializada.
Houve crescimento em segmentos como óticas (302%), farmácias (204%), artigos esportivos (196%), joias e bijuterias (144%) e brinquedos (126%) em comparação com o mesmo período de 2024.
Durante a semana do Dia das Mães, os envios de PMEs cresceram 143% em relação a 2024. As categorias mais vendidas foram vestuário e moda (214%), joias e bijuterias (198%) e cosméticos e perfumaria (103%).
Na semana do Dia dos Namorados, os pequenos negócios registraram crescimento de 121% nos envios, contra 6% das grandes marcas.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Leonardo anuncia compra da Iveco Defence por R$ 10 bilhões
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Marco de audiência: maior emissora de negócios do Brasil alcança mais de 230 milhões de pessoas em apenas nove meses
Hassett sugere “alternativas legais” caso Suprema Corte dos EUA rejeite tarifas de Trump
Parceria entre Claro e OpenAI leva ChatGPT Plus de graça para clientes no Brasil