Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Turismo prateado em alta: maturidade impulsiona negócios e experiências no setor de viagens
Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 3 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 07/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O turismo prateado vem ganhando força no Brasil, impulsionado por um público com mais tempo livre, estabilidade financeira e desejo por novas experiências. Segundo dados do Ministério do Turismo, os brasileiros com mais de 60 anos já respondem por 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, consolidando-se como um dos grupos mais relevantes para o setor.
Com o aumento da expectativa de vida, hoje em 77 anos, e mais de 35 milhões de pessoas nessa faixa etária, o país vive o avanço do empreendedorismo prateado — movimento que une maturidade, experiência e novas formas de participar da economia, seja viajando, investindo ou criando negócios voltados para o próprio público.
Entre os principais atrativos para o público sênior estão conforto, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Viagens com infraestrutura acessível, boa hospitalidade, gastronomia e contato com a natureza estão entre as preferências.
“O idoso tem se tornado cada vez mais protagonista no turismo brasileiro. Busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer e um ritmo mais tranquilo. Valorizam pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens acessíveis”, afirma Marco Lisboa, CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias de turismo com 80 unidades dentro e fora do país.
A empresa estima que o público acima de 60 anos já representa 20% de seus clientes, com destaque para roteiros nacionais e internacionais fora da alta temporada.
“Esses viajantes valorizam a confiança nos serviços contratados e o custo-benefício. Além de buscarem experiências transformadoras, também estão interessados em socializar e aproveitar a maturidade com liberdade e autonomia”, completa Lisboa.
Para além de viajar, parte desse público tem aproveitado a aposentadoria para empreender.
Na própria 3, 2, 1 GO!, cerca de 6% dos franqueados têm mais de 60 anos, o que demonstra uma nova fase de participação dos idosos no setor.
“O empreendedor 60+ é um ativo estratégico. Sua maturidade, propósito e visão de longo prazo contribuem para negócios mais sólidos e sustentáveis. É a união de tradição e inovação, com impacto real nas equipes e na sociedade”, explica Lisboa.
Esses profissionais buscam empreendimentos alinhados a propósito e flexibilidade, especialmente em segmentos como turismo, educação, gastronomia e serviços de bem-estar.
O chamado silver economy — ou economia prateada — vem crescendo globalmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população idosa deve dobrar até 2050, e o mercado voltado a esse público já movimenta US$ 15 trilhões por ano no mundo.
No Brasil, o movimento ganha espaço à medida que o público 60+ passa de consumidor a protagonista da economia. No turismo, isso significa novas oportunidades para franquias, agências, operadoras e plataformas digitais que buscam oferecer experiências sob medida e consultoria personalizada.
“Os idosos de hoje são exigentes e bem informados. Querem conforto, segurança e propósito. E, mais do que nunca, querem aproveitar o tempo e o conhecimento acumulado para viver e investir melhor”, conclui Lisboa.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV
5
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual