SpaceX perde contato com foguete Starship depois de lançamento
Publicado 06/03/2025 • 22:38 | Atualizado há 3 meses
BREAKING NEWS
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das empresas despencam
Ocidente recicla terras raras para escapar do controle da China
Mercado de títulos do Japão desperta temores de saídas de capital dos EUA, reversão do carry trade e turbulência no mercado
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
O papel de Musk à frente do DOGE é “contínuo e permanente”, diz juiz federal
Getty Images gasta milhões para combater o ‘mundo de retórica’ de IA da startup da Stable Diffusion
Publicado 06/03/2025 • 22:38 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Reprodução/SpaceX
Starship da SpaceX
A SpaceX, uma das empresas de Elon Musk, realizou um lançamento nesta quinta-feira (6) de seu foguete Starship, mas rapidamente perdeu contato com a nave enquanto ela sobrevoava o Golfo do México.
“Podemos confirmar que perdemos contato com a nave. Infelizmente, isso aconteceu da última vez também”, disse o porta-voz da SpaceX, Dan Huot, referindo-se a um lançamento em janeiro, no qual o mesmo estágio superior do foguete explodiu sobre o Caribe, espalhando destroços.
O Starship foi projetado para ser totalmente reutilizável no futuro e é peça-chave na visão de Elon Musk de colonizar Marte.
A NASA aguarda uma versão modificada do Starship para ser usada como módulo lunar no programa Artemis, que busca levar astronautas de volta à Lua nesta década.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) suspendeu os voos do Starship após o lançamento de 16 de janeiro terminar com a desintegração do estágio superior sobre as Ilhas Turcas e Caicos, o que levou a esforços de limpeza dos destroços.
Na última sexta-feira, a FAA anunciou que o Starship poderia seguir com seu voo antes da agência finalizar a análise da “investigação de incidente” da SpaceX.
Agora, como chefe de cortes de custos no governo do ex-presidente Donald Trump, o empresário mais rico do mundo enfrenta acusações de exercer influência indevida sobre órgãos reguladores que supervisionam suas empresas.
Segundo a Bloomberg News, um engenheiro da SpaceX foi à sede da FAA há duas semanas e disse a funcionários que eles poderiam perder seus empregos se não começassem a trabalhar em um programa para implantar milhares de terminais Starlink no sistema de espaço aéreo nacional.
A gigante de telecomunicações Verizon atualmente tem um contrato para modernizar a infraestrutura da FAA, mas pode perdê-lo, segundo a Bloomberg. A SpaceX afirmou em uma publicação que “as recentes reportagens da mídia sobre a SpaceX e a FAA são falsas”.
Para o próximo voo, a SpaceX diz ter introduzido diversas melhorias na espaçonave de estágio superior para aumentar sua confiabilidade e desempenho.
A missão, que deve durar pouco mais de uma hora, inclui mais uma tentativa de capturar o estágio de propulsão com os braços “chopstick” da torre de lançamento — uma manobra que a SpaceX já realizou com sucesso duas vezes, incluindo no último voo.
Além disso, o Starship lançará simuladores do Starlink projetados para imitar os satélites da rede, que se desintegrarão ao reentrar na atmosfera.
No futuro, a SpaceX pretende recuperar também o estágio superior, mas, por enquanto, o plano é que ele caia no Oceano Índico, na costa oeste da Austrália, como ocorreu em voos anteriores.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Grupo Jorge Batista sofre ataque cibernético com prejuízo superior a R$ 400 milhões
A Ballena quer faturar R$ 160 milhões e “nadar” nos EUA
Azul entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
“O impacto no crédito é severo”, diz Febraban sobre aumento do IOF; governo negocia ajustes
Dona da Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Peugeot nomeia Antonio Filosa como novo CEO