CNBC Donald Trump proíbe entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos

Tecnologia & Inovação

70% dos Millennials e Geração Z no Brasil já utilizam IA no trabalho, revela pesquisa da Deloitte

Publicado 03/06/2025 • 06:55 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A pesquisa mostrou que, apesar de já utilizarem a IA, cerca de 60% dos profissionais das gerações Z e Millennials no Brasil têm preocupações sobre a possibilidade de algumas profissões desaparecerem devido ao avanço dessa tecnologia.
  • Pesquisa também destaca a importância das soft skills, como habilidades de comunicação, liderança e empatia, que complementam o uso de ferramentas tecnológicas no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa global da Deloitte mostrou que mais de 70% dos Millennials e da Geração Z no Brasil já utilizam inteligência artificial (IA) generativa em suas rotinas profissionais. O estudo, que aborda o comportamento e a adoção de novas tecnologias por essas gerações, revela um cenário em que essas ferramentas têm sido cada vez mais integradas ao trabalho diário.

Leia mais:

Snowflake compra startup de banco de dados Crunchy Data por cerca de US$ 250 milhões

Marcos Olliver, sócio líder de pessoas e propósito da Deloitte, comentou sobre o impacto da IA na produtividade e capacitação.

“Essas gerações têm buscado mais capacitação em tecnologia para continuar o seu desenvolvimento e, além disso, se preocupam em conciliar o uso da tecnologia com o conhecimento específico da indústria em que atuam”, explicou Olliver.

A pesquisa também destaca a importância das soft skills, como habilidades de comunicação, liderança e empatia, que complementam o uso de ferramentas tecnológicas no ambiente de trabalho.

A pesquisa mostrou que, apesar de já utilizarem a IA, cerca de 60% dos profissionais das gerações Z e Millennials no Brasil têm preocupações sobre a possibilidade de algumas profissões desaparecerem devido ao avanço dessa tecnologia.

Olliver observou que, para esses profissionais, o foco está na busca por aprendizado contínuo (lifelong learning) para se adaptar às mudanças no mercado de trabalho.

Globalmente, os resultados da pesquisa são semelhantes, mas no Brasil, as preocupações relacionadas ao custo de vida, desemprego e questões climáticas se destacam entre as principais preocupações dessas gerações, refletindo as condições econômicas e ambientais locais.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tecnologia & Inovação