Amazon e Nvidia dizem que todas as opções estão na mesa para alimentar IA, incluindo combustíveis fósseis
Publicado 26/04/2025 • 15:57 | Atualizado há 8 horas
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 26/04/2025 • 15:57 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
inteligência artificial
Pixabay.
Amazon e Nvidia disseram a uma sala cheia de executivos de petróleo e gás nesta semana que todas as opções estão na mesa para alimentar a inteligência artificial, incluindo combustíveis fósseis como o gás natural.
As indústrias de tecnologia e energia se reuniram em Oklahoma City, no Hamm Institute for American Energy, para discutir como os EUA podem atender às crescentes necessidades energéticas dos centros de dados de IA.
As grandes empresas de tecnologia têm investido principalmente em energia renovável para reduzir suas emissões de dióxido de carbono, mas agora estão navegando em um ambiente político diferente. O presidente Donald Trump abandonou os compromissos dos EUA para combater a mudança climática enquanto busca aumentar a produção de combustíveis fósseis, especialmente o gás natural.
Leia também:
Agora há um reconhecimento público crescente da indústria de tecnologia de que o gás será necessário, pelo menos a curto prazo, para alimentar a IA.
“Para ter a energia que precisamos para a rede, será necessária uma abordagem de todas as opções por um período de tempo”, disse Kevin Miller, vice-presidente de centros de dados globais da Amazon, durante uma discussão em painel na quinta-feira. “Não nos surpreende que vamos precisar adicionar alguma geração térmica para atender às necessidades a curto prazo.”
A Amazon continua focada em reduzir suas emissões de carbono, disse Miller. É a maior compradora corporativa de energia renovável e está investindo em tecnologia nuclear avançada e de captura de carbono para reduzir o impacto ambiental do seu consumo de energia, afirmou o executivo.
No entanto, essas tecnologias avançadas não estarão disponíveis até a década de 2030 e a Amazon precisa de energia estável e segura agora, disse Miller.
“Somos muito explícitos ao afirmar que atender às demandas dos clientes por capacidade é a principal prioridade em nossa lista, portanto, ter acesso à energia é primordial para o que focamos”, disse Miller. “E temos a meta de ser uma empresa com emissão líquida zero de carbono até 2040 e estamos muito focados nisso.”
A Nvidia também está focada no impacto ambiental, mas quer “todas as opções sobre a mesa” enquanto a IA enfrenta uma crise energética, disse Josh Parker, diretor sênior de sustentabilidade corporativa da fabricante de chips.
“No final do dia, precisamos de energia. Precisamos de energia”, disse Parker no painel. “Temos alguns clientes que realmente priorizam a energia limpa, e alguns clientes que não se importam tanto”, afirmou o executivo.
Jack Clark, cofundador da Anthropic, pediu que os desenvolvedores de centros de dados sejam realistas sobre as fontes de energia atualmente disponíveis. A Anthropic estima que 50 gigawatts de nova energia serão necessários até 2027, equivalente a cerca de 50 reatores nucleares. A demanda por IA pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento de “fontes novas e inovadoras” de energia a longo prazo, disse ele.
A ideia de usar carvão, no entanto, foi recebida com desconforto. Trump assinou recentemente uma ordem que visa aumentar a produção de carvão, citando a demanda da IA. Os executivos da Amazon e Nvidia não responderam diretamente quando questionados durante o painel se achavam que o carvão teria um papel a desempenhar no fornecimento de energia para a IA.
“Você tem um conjunto mais amplo de opções do que apenas carvão”, disse Clark. “Certamente consideraríamos, mas não acho que diria que está no topo da nossa lista.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.