Prateleiras de um supermercado

CNBC Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro

Tecnologia & Inovação

Co-fundador do Reddit diz que decisão da Meta de encerrar checagem de fatos por terceiros é ‘muito pragmática’

Publicado 27/02/2025 • 11:41 | Atualizado há 3 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O co-fundador do Reddit, Alexis Ohanian, disse que a decisão da Meta de encerrar a checagem de fatos por terceiros em suas plataformas foi uma medida "pragmática".
  • Em janeiro, poucos dias antes de Donald Trump tomar posse como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, a Meta anunciou que encerraria a checagem de fatos por terceiros em suas plataformas.
  • “Foi uma mudança muito pragmática”, disse Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit, à CNBC durante o Web Summit no Catar, no domingo.

Pexels

O co-fundador do Reddit, Alexis Ohanian, disse que a decisão da Meta de encerrar a checagem de fatos por terceiros em suas plataformas foi uma medida “pragmática”.

Em janeiro, poucos dias antes de Donald Trump tomar posse como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, a Meta anunciou que encerraria a checagem de fatos por terceiros em suas plataformas, um programa frequentemente criticado por Trump e conservadores, que alegam que ele visava injustamente conteúdos de direita.

Em uma série de mudanças políticas na gigante de mídia, o CEO Mark Zuckerberg anunciou que implementaria, em seu lugar, um sistema baseado na comunidade.

“Foi uma mudança muito pragmática”, disse Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit, à CNBC durante o Web Summit no Catar, no domingo. Ele acrescentou: “É impossível realizar checagem de fatos em grande escala, e muito menos em tempo real, como o Facebook estava tentando fazer.”

“De muitas maneiras, acho que eles estavam apenas revertendo algo que foi uma má ideia desde o início, porque era insustentável”, disse Ohanian.

A Meta lançou seu programa global de checagem de fatos em 2016, na tentativa de combater a desinformação, e desde então fez parcerias com organizações de checagem de fatos em mais de 100 países. O retrocesso começará nos EUA, segundo a empresa, e ainda não afetará outros países.

O co-fundador do Reddit, que criou a “primeira página da internet” em 2005, também comentou sobre o futuro das redes sociais.

“Acho que chegaremos a um ponto em que nós, como usuários, poderemos escolher nossos algoritmos, porque, sem dúvida, essas plataformas, todos nós estamos incentivados a ter o melhor algoritmo possível, não por algo sinistro, mas porque queremos manter as pessoas engajadas”, afirmou.

O Reddit, que se tornou uma empresa pública em março do ano passado, sendo avaliado em 6,4 bilhões de dólares, foi uma das primeiras plataformas de redes sociais e surgiu quando o MySpace ainda dominava as telas dos usuários.

O Reddit enfrentou dificuldades com moderação ao longo de sua história, eventualmente banindo pornografia de vingança e combatendo o racismo e a misoginia em suas comunidades. Atualmente, a plataforma tem mais de 70 milhões de usuários ativos diários e possui “regras específicas para cada comunidade” em subreddits individuais.

‘Abordagem mais personalizada

Em uma publicação sobre as novas políticas de moderação de conteúdo da Meta, Joel Kaplan, diretor de assuntos globais da Meta, escreveu: “A partir dos EUA, estamos encerrando nosso programa de checagem de fatos por terceiros e adotando o modelo de Community Notes.”

Kaplan acrescentou que a Meta adotaria “uma abordagem mais personalizada para conteúdo político, para que as pessoas que desejam ver mais desse tipo de conteúdo em seus feeds possam.”

A Meta não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC.

O modelo de notas comunitárias também é adotado pelo X, plataforma de propriedade de Elon Musk, que afirma ter como objetivo “criar um mundo melhor informado, capacitando as pessoas no X a adicionar contexto colaborativamente às postagens potencialmente enganosas.”

Kaplan elogiou o sucesso do X com esse modelo, dizendo: “Vimos essa abordagem funcionar no X, onde eles capacitam a comunidade a decidir quando as postagens são potencialmente enganosas e precisam de mais contexto, e pessoas de diversas perspectivas decidem que tipo de contexto é útil para os outros usuários.”

Kaplan, um republicano proeminente que substituiu Nick Clegg na Meta, acrescentou que “as plataformas da Meta foram feitas para ser lugares onde as pessoas podem se expressar livremente. Isso pode ser bagunçado. Em plataformas onde bilhões de pessoas podem ter uma voz, todo o bom, ruim e feio está exposto. Mas isso é a livre expressão.”

Após a posse de Trump, Zuckerberg se juntou a várias grandes empresas americanas ao encerrar programas voltados para diversidade, equidade e inclusão. O chefe da Meta recentemente expressou arrependimento sobre algumas das decisões da empresa em uma carta ao Congresso, na qual disse que a administração Biden havia pressionado a Meta a censurar certos conteúdos sobre a Covid-19.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação