Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais
Publicado 30/03/2025 • 09:40 | Atualizado há 2 dias
Na era Trump, empresas reformulam esforços para diversidade e inclusão, mas não desistem
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
Os 10 prós e contras de morar sozinho pela primeira vez, segundo psicóloga
Pílula da Novo Nordisk reduz em 14% o risco cardiovascular em diabéticos após quatro anos
Taiwan acusa maior fabricante de chips da China de recrutar talentos ilegalmente
Publicado 30/03/2025 • 09:40 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Pixabay
Apesar de ser um player recente no mercado, o TikTok Shop conquistou rapidamente um grande número de compradores. A operação nos Estados Unidos foi lançada em 2023 e atraiu 47 milhões de compradores à plataforma, que gastam em média US$ 32 milhões por dia, de acordo com o Capital One Shopping.
O marketplace, baseado em redes sociais, combina os preços extremamente baixos do Temu com compras dentro do aplicativo, de maneira semelhante ao Instagram e ao Facebook.
Apenas em 2024, o TikTok Shop adicionou aproximadamente 11,9 milhões de compradores nos Estados Unidos, colocando a plataforma à frente de concorrentes como Meta e Pinterest no mesmo período, segundo dados da Emarketer.
Leia também:
“Todas essas empresas devem ficar realmente preocupadas, porque o TikTok Shop começa com uma grande força de retenção de clientes”, disse Jason Goldberg, diretor de estratégia de comércio da Publicis Groupe, uma empresa de marketing.
Ao contrário de outras experiências de compras sociais, o TikTok Shop mantém os compradores dentro de seu próprio aplicativo. Outras plataformas, como o Instagram, direcionam os compradores para sites externos para finalizar as compras.
Além disso, o TikTok utiliza seu algoritmo para sugerir produtos da mesma forma que recomenda conteúdos — ele exibe anúncios para os usuários com base em seus hábitos de engajamento, não apenas de compras.
“Cada vez que você olha para algo, cada vez que você pausa em algo, cada vez que você clica ou desliza em algo, isso está cortando código nos bastidores desse algoritmo e tornando-o mais inteligente”, disse Richard Crone, fundador da Crone Consulting, uma empresa de e-commerce.
Especialistas no varejo chamam essa combinação de compras e entretenimento de ‘shoppertainment’. É uma categoria de e-commerce que gerou novas carreiras para influenciadores de redes sociais como Lexi Rosenstein.
“As pessoas não percebem que você pode ter 5 mil seguidores e monetizar seu conteúdo no TikTok e no TikTok Shop, fazendo disso uma carreira”, disse Rosenstein. Como afiliada do TikTok, ela acumulou mais de 70 mil seguidores e é a principal vendedora de produtos de beleza nos Estados Unidos no aplicativo. Ela atribui seu grande número de seguidores ao crescimento das compras ao vivo no TikTok.
E, ainda assim, o TikTok Shop corre o risco de desaparecer. Em abril de 2024, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei exigindo que a ByteDance, empresa mãe do TikTok, vendesse as operações do aplicativo no país para uma empresa americana, sob pena de um banimento efetivo do app nos Estados Unidos.
As preocupações são de que o TikTok represente uma ameaça à segurança nacional devido aos seus laços com a China, acusações que o TikTok nega. O aplicativo saiu do ar por algumas horas antes do prazo inicial da lei em janeiro, mas o TikTok recebeu uma prorrogação de 75 dias do presidente Donald Trump por meio de uma ordem executiva.
A ByteDance tem até o dia 5 de abril para encontrar um comprador nos Estados Unidos.
Até o momento da publicação desta matéria, nenhum comprador foi anunciado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Tesla despenca 36% no primeiro trimestre, pior desempenho desde 2022
“O BC começa a analisar formalmente o negócio”, diz presidente do BRB sobre compra do Master
Marcas no Lollapalooza: como empresas se conectam com novos consumidores
BNDES e Petrobras firmam parceria para reflorestar a Amazônia e fortalecer o mercado de créditos de carbono
OpenAI levanta US$ 40 bilhões na maior rodada privada de tecnologia da história