Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresa chinesa de robotáxis Pony.ai fará parceria com a Stellantis para expandir operações na Europa
Publicado 17/10/2025 • 08:26 | Atualizado há 6 horas
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 17/10/2025 • 08:26 | Atualizado há 6 horas
CNBC | Evelyn Cheng
A operadora de robotáxi Pony.ai começou a testar viagens com equipe humana entre um subúrbio de Pequim e uma grande estação de trem de alta velocidade.
A empresa chinesa de robotáxis Pony.ai anunciou nesta sexta-feira (17) que está trabalhando com a Stellantis para testar táxis autônomos na Europa.
As companhias informaram que os testes começarão nos próximos meses em Luxemburgo, onde fica a sede europeia da Pony.ai. A partir do ano que vem, o plano é realizar “uma expansão gradual pelas cidades europeias”.
A Pony.ai fornecerá o software de condução autônoma, enquanto a Stellantis, que detém marcas como Chrysler, Citroën e Jeep, será responsável pelos veículos elétricos, começando com o modelo Peugeot e-Traveller.
Leia também:
A implementação de robotáxis para o mercado de massa geralmente começa com testes locais em vias públicas, a fim de construir um histórico de segurança necessário para obter aprovação regulatória.
“A Pony.ai se destaca por sua expertise técnica e abordagem colaborativa”, afirmou Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. Ele destacou que a montadora desenvolveu sistemas automotivos compatíveis com integração de direção autônoma e está “parceira dos melhores players da indústria”.
Grandes cidades dos Estados Unidos e da China foram algumas das primeiras no mundo a permitir que empresas locais operassem robotáxis voltados ao público.
Nos últimos meses, essas companhias intensificaram os esforços para expandir para o Oriente Médio e a Europa.
No início desta semana, a Waymo, operadora norte-americana de robotáxis, anunciou planos para iniciar testes em Londres antes de lançar o serviço de táxis autônomos na cidade no próximo ano. A Waymo pertence à Alphabet, controladora do Google.
A Pony.ai e sua rival chinesa WeRide são ambas listadas nos Estados Unidos. Nesta semana, as duas receberam aprovação regulatória na China para avançar com planos de dupla listagem em Hong Kong.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Santander, Travelex e Genial são investigados por evasão de divisas bilionária do crime organizado
Óleo na pista: após doze horas de caos, cancelamentos em série e prejuízo milionário, Santos Dumont inicia noite com operação especial
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Netflix e Spotify fecham parceria para levar podcasts à plataforma de vídeo
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores