Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Startup chinesa Pony.ai registra primeiro incêndio em robotáxi, sem feridos
Publicado 14/05/2025 • 12:39 | Atualizado há 1 mês
Publicado 14/05/2025 • 12:39 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
A Pony.ai afirmou que um de seus veículos totalmente autônomos apresentou uma anormalidade por volta das 9h30 da manhã (horário local) de 13 de maio, em Pequim.
PEQUIM — Um dos robotáxis da Pony.ai pegou fogo pela primeira vez na terça-feira (13), sem deixar feridos, informou à CNBC a startup chinesa listada nos Estados Unidos.
A empresa não revelou o motivo do incêndio. Vídeos que supostamente mostram o incidente em Pequim circularam nas redes sociais, mas a CNBC não conseguiu verificar as imagens de forma independente.
Carros elétricos, como os da Tesla, que também está desenvolvendo seu próprio robotáxi, já foram registrados em chamas anteriormente.
Leia também:
Unidade de robotáxis da Baidu planeja expansão para a Europa
A Pony.ai afirmou que um de seus veículos totalmente autônomos apresentou uma anormalidade por volta das 9h30 da manhã (horário local) de 13 de maio, em Pequim.
A empresa opera seus carros com um software que permite monitoramento centralizado.
No momento do incidente, não havia passageiros a bordo, e o veículo acionou automaticamente uma parada de emergência, o que evitou colisões ou ferimentos, segundo a Pony.ai. A companhia destacou que equipes de atendimento chegaram ao local em até dois minutos após o alerta.
“Durante o processo de contenção, o veículo pegou fogo”, informou a empresa. “A equipe no local coordenou com as autoridades competentes para executar as medidas de contenção e resolveu o incidente de forma segura e eficaz. A causa específica ainda está sob investigação.”
As ações da Pony.ai caíram mais de 10% durante a madrugada. No acumulado do ano, o papel ainda registra alta superior a 25%.
A empresa opera robotáxis em partes das principais cidades chinesas (Pequim, Xangai e Guangzhou), com uma frota total de mais de 250 veículos no país até o final de novembro.
No fim de abril, a Pony.ai anunciou uma parceria com a Toyota, a BAIC (de Pequim) e a Aion (da GAC) para desenvolver novos veículos robotáxi, que, segundo a empresa, podem reduzir os custos em até 70%.
Montadoras chinesas vêm intensificando a concorrência com rivais dos Estados Unidos, com os carros elétricos fabricados na China ganhando rapidamente espaço no mercado doméstico — muitas vezes às custas da Tesla e de fabricantes estrangeiras tradicionais.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Hugo Motta diz que Congresso não aceitará ajuste fiscal sobre os mais pobres
Ações da Kering disparam com nomeação de novo CEO vindo da Renault
Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi do Fundo de Investimento Climático, diz MME
Meta traz anúncios para o WhatsApp
"Consórcio é a única parcela que você paga para você mesmo", afirma diretor da Unifisa