Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Entrevistei o CEO da Nvidia por 6 horas — eis a coisa mais surpreendente que aprendi: ‘Isto é seu combustível’
Publicado 04/06/2025 • 15:17 | Atualizado há 1 mês
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 04/06/2025 • 15:17 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
O CEO da Nvidia, Jensen Huang
Reprodução CNBC Internacional
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, comanda uma das maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo, avaliada em quase 3,4 trilhões de dólares (aproximadamente 16,8 trilhões de reais). No entanto, ele expressou que ainda teme que a empresa que cofundou em 1993 possa implodir a qualquer momento.
O medo do fracasso de Huang é um dos seus maiores motivadores, impulsionando-o a se tornar um dos CEOs mais bem-sucedidos do mundo, afirma o biógrafo Stephen Witt. “Isto é seu combustível. Esta é sua gasolina, e o que o faz seguir em frente é essa ansiedade”, diz Witt, que passou seis horas entrevistando Huang, além de conversar com seus colegas e funcionários, para o livro “The Thinking Machine”, lançado em janeiro.
Huang já discutiu sua motivação para o trabalho antes: Quando perguntado sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ele comentou: “Eu trabalho o máximo que posso”, em uma conversa descontraída em abril de 2024 com o CEO da Stripe, Patrick Collison. Ainda assim, Witt ficou surpreso com o quanto da motivação de Huang parece vir da ansiedade, medo e culpa, ele diz.
“Acho que a coisa mais surpreendente sobre Jensen é que ele é quase totalmente movido por emoções negativas”, diz Witt. “Ele é realmente motivado por medo e culpa em grande parte: medo do fracasso, paranoia sobre a concorrência e culpa por decepcionar as pessoas.”
Uma porta-voz da Nvidia se recusou a comentar quando contatada pela CNBC Make It.
Leia também:
Nvidia supera Microsoft e recupera título de empresa de capital aberto mais valiosa do mundo
CEO da Nvidia, Jensen Huang vai vender US$ 800 milhões em ações da companhia
Outros CEOs que Witt conheceu e entrevistou ao longo de sua carreira são “mais do tipo A”, que se encaixam no perfil de pessoas otimistas e ambiciosas, ele diz.
“Jensen, claro, é um grande exemplo de pessoa ambiciosa, mas tudo vem de um lugar de quase se culpar por não trabalhar duro o suficiente o tempo todo”, acrescenta Witt. “Eu não esperava ver isso… Na verdade, ele fica muito desconfortável e nervoso quando as coisas estão indo bem.”
Huang já disse que é um chefe “exigente” e que não é fácil trabalhar para ele, e que o estresse é o melhor motivador que conhece. “Deveria ser assim. Se você quer fazer coisas extraordinárias, não deveria ser fácil”, ele disse ao programa “60 Minutes” da CBS em dezembro de 2024.
Seu próprio sucesso reflete sua resiliência, superando contratempos como o quase colapso da Nvidia apenas três anos após seu lançamento, ele contou a estudantes da Universidade de Stanford em março de 2024. Essa resiliência se deve em parte a ter “baixas expectativas”, sempre se preparando para um possível fracasso e estrategizando a melhor forma de evitar uma implosão, ele disse.
Você simplesmente não pode deixar sua ansiedade impedir que você tome riscos calculados, disse Huang.
“A menos que você tenha tolerância ao fracasso, nunca vai experimentar, e se você nunca experimentar, nunca vai inovar”, ele disse. “Se você não inovar, não vai ter sucesso.”
A capacidade de tolerar e aprender com os fracassos é uma característica comum entre pessoas bem-sucedidas, dizem os psicólogos: É um indicador da força mental e da confiança necessárias para superar desafios e se recuperar de fracassos.
Embora a ansiedade excessiva possa ser prejudicial à sua saúde mental e habilidades de tomada de decisão, ela pode motivar as pessoas a ter sucesso quando usada de maneiras saudáveis, disse a psicóloga Lisa Damour à CNBC Make It em junho de 2024. A ansiedade produtiva pode estimular você a ser mais produtivo e também pode ser um sinal de que pode haver um problema que precisa ser resolvido para evitar o fracasso, mostram as pesquisas.
“A maneira como os psicólogos veem a ansiedade é como uma emoção protetora”, disse Damour. “Ela está lá para nos manter alertas e ajudar a corrigir o curso.”
Huang, por sua vez, se sente mais confortável quando está “lembrando-se que é como aquele primeiro dia, que eles precisam ter a energia de uma startup, e que estão à beira do fracasso o tempo todo”, diz Witt. “Esta é a narrativa que ele cria em torno de si mesmo — que ele pode falhar a qualquer momento e ser desonrado. E é isso que o motiva.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Governo reage e envia carta aos EUA cobrando diálogo sobre as tarifas