CNBC

CNBCAmazon perde US$ 450 bilhões em valor de mercado durante sequência histórica de quedas; entenda o porquê

Tecnologia & Inovação

Geração IA: Jovens ignoram ameaça tecnológica e seguem otimistas com o mercado

Publicado 18/02/2026 • 16:24 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Mesmo com a IA reduzindo vagas de nível inicial, 73% dos adolescentes acreditam que a tecnologia terá impacto positivo ou nulo em suas carreiras.
  • Enquanto o desemprego geral nos EUA é de 4,3%, a taxa entre jovens de 16 a 24 anos chega a 9,4%, evidenciando um mercado mais difícil.
  • O avanço da IA generativa em finanças e tecnologia está levando estudantes a buscarem cursos técnicos curtos focados em empregabilidade rápida.

Mesmo com a economia dos EUA gerando empregos e a taxa de desemprego em queda, há menos oportunidades de contratação para graduados. Ainda assim, estudantes do ensino médio permanecem notavelmente otimistas sobre suas perspectivas futuras de emprego.

De acordo com um novo relatório da Junior Achievement, 73% dos adolescentes disseram que o boom da Inteligência Artificial terá um efeito majoritariamente positivo – ou nenhum impacto – em sua capacidade de conseguir um bom emprego. A organização pesquisou mais de mil jovens entre 13 e 18 anos em janeiro.

Dos entrevistados, 68% disseram que planejam frequentar a faculdade, mantendo a tendência de anos recentes.

“É incrível ver que os adolescentes de hoje estão otimistas”, disse Jack Harris, CEO da Junior Achievement. Ele ressaltou que, diante da IA, algum tipo de educação pós-secundária será “muito necessária” para garantir que esse otimismo não resulte em frustração.

Um cenário de empregos misto

Dados recentes mostram que o mercado de trabalho vai bem. A economia dos EUA adicionou mais empregos do que o esperado em janeiro, segundo o Bureau of Labor Statistics. A taxa de desemprego geral caiu para 4,3%, mas para trabalhadores mais jovens, entre 16 e 24 anos, a situação é diferente: o desemprego nessa faixa atingiu 9,4% em janeiro.

Leia também: Geração Z tenta escapar do celular e transforma “ficar offline” em novo status

Existe uma desconexão entre os adolescentes que ainda estão a alguns anos do mercado e aqueles que estão entrando agora e enfrentando dificuldades para achar vagas, afirmou Harris.

Vários grandes empregadores afirmaram que estão eliminando vagas de nível inicial (entry-level) devido, em parte, ao avanço da IA. Pesquisas da National Association of Colleges and Employers mostram uma projeção de apenas 1,6% de aumento nas contratações para a Classe de 2026 em comparação à de 2025.

Alguns setores são mais propensos a interrupções que outros. Vagas iniciais em tecnologia e finanças, por exemplo, correm maior risco devido à IA generativa, que pode substituir habilidades analíticas humanas, segundo a Indeed. Por outro lado, áreas como enfermagem, manufatura ou construção estão mais protegidas, por enquanto.

Temores de uma recessão de “colarinho branco” impulsionada pela IA já levam estudantes a mudar de rumo. Este ano, mais jovens optaram por diplomas de dois anos ou certificações de curto prazo para focar em treinamento de carreira e emprego imediato pós-formação.

Leia também: Millennials, Boomers ou GenZ: qual a geração mais romântica?

O preço crescente de uma educação de quatro anos é outro fator significativo que impulsiona mais estudantes para programas de curta duração.

“Depende muito do aluno”, disse Jill Desjean, diretora da National Association of Student Financial Aid Administrators, observando que, para muitos, o curso técnico é um caminho desejado por razões que vão além do custo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;