CNBC

CNBCStarbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo

Tecnologia & Inovação

Google prepara data centers de IA no Oceano Índico, diz agência de notícias

Publicado 06/11/2025 • 08:51 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Google avança em negociações para construir um centro de dados de IA na Ilha Christmas, área estratégica no Oceano Índico, após acordo de nuvem firmado com o Departamento de Defesa da Austrália.
  • Projeto inclui pedido para instalar o primeiro cabo submarino entre a ilha e Darwin — obra que será executada pela SubCom, fornecedora exclusiva de cabos para o Exército dos EUA.
Data Center

Freepick

Imagem ilustrativa - Data center

O Google planeja construir um grande centro de dados de inteligência artificial na Ilha Christmas, território remoto da Austrália no Oceano Índico. De acordo com informações compiladas pela Reuters, a empresa assinou, no início do ano, um acordo de computação em nuvem com o Departamento de Defesa do país.

A iniciativa, ainda não divulgada publicamente, envolve negociações avançadas para o arrendamento de um terreno próximo ao aeroporto da ilha. Autoridades do conselho local informaram à agência de notícias que o Google também discute um acordo com uma mineradora da região para garantir o suprimento de energia do futuro hub. Detalhes como tamanho, custo e finalidade dos data centers permanecem sob sigilo.

A Alphabet, dona do Google, e o Departamento de Defesa da Austrália não comentaram o assunto.

Leia também:

Em julho, o Departamento de Defesa da Austrália firmou um contrato de três anos de serviços de nuvem com o Google. O Reino Unido anunciou recentemente acordo semelhante, destacando que a parceria deve fortalecer a troca de informações com os Estados Unidos.

No mês passado, o Google solicitou aprovação ambiental para instalar o primeiro cabo submarino ligando a Ilha Christmas à cidade de Darwin, no norte da Austrália, onde os EUA mantêm fuzileiros navais por seis meses ao ano.

Documentos mostram que a instalação do cabo ficará a cargo da empresa norte-americana SubCom — contratante exclusiva do Exército dos EUA para cabos submarinos. A Reuters já havia revelado que a SubCom conectou a base militar EUA/Reino Unido de Diego Garcia, no Índico, a um cabo que liga a Austrália a Omã.

Localizada a cerca de 350 km ao sul da Indonésia, a Ilha Christmas é vista por estrategistas militares como um ativo cada vez mais importante na linha de frente da vigilância de submarinos e outras embarcações chinesas no Oceano Índico.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;