Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
Publicado 23/04/2025 • 08:48 | Atualizado há 4 semanas
CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão
Americanos acreditam que imóveis e ouro são os melhores investimentos de longo prazo; consultores discordam
Jovens da Geração Z abandonam universidade e migram para profissões técnicas nos EUA
Trump diz para Walmart ‘absorver as tarifas’ após a varejista alertar que vai aumentar preços
China mantém controle sobre metais de terras raras após suspender algumas restrições à exportação dos EUA
Publicado 23/04/2025 • 08:48 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Pessoas visitam o estande da Xiaomi durante um dia de imprensa no Salão do Automóvel de Xangai, na China, em 23 de abril de 2025.
REUTERS/Go Nakamura
O mercado de smartphones na China registrou um crescimento de 3,3% no primeiro trimestre de 2025, na comparação anual, superando a média global de 1,5%, segundo dados da consultoria IDC (International Data Corporation).
De acordo com o levantamento, o crescimento foi impulsionado pelos subsídios do governo chinês, estendidos aos smartphones em janeiro, e pela alta nas vendas durante o Festival da Primavera — tradicional período de compras no país. No total, foram enviadas 71,6 milhões de unidades entre janeiro e março.
Apesar do desempenho acima da média global, o resultado ficou abaixo das projeções da própria consultoria. “O efeito dos subsídios sobre a demanda dos consumidores foi modesto”, disse Arthur Guo, analista sênior da IDC China. Ele ainda destacou que a complexidade na implementação do programa e o nível dos subsídios também limitaram o alcance da iniciativa.
Mesmo diante das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, o cenário atual ainda foi visto com algum otimismo. “As tensões geram incertezas, mas o crescimento no primeiro trimestre deu aos players do mercado uma posição mais forte para enfrentar os desafios do restante do ano”, avaliou Will Wong, gerente sênior de pesquisa da IDC Ásia/Pacífico.
Um dos destaques do período foi a Xiaomi, que voltou à liderança do mercado chinês após quase uma década. Segundo a IDC, a empresa se beneficiou diretamente dos subsídios, que foram bem recebidos pelo seu público-alvo, mais sensível ao preço.
Em seguida, aparecem a Huawei, OPPO e Vivo Mobile.
Por outro lado, a Apple perdeu espaço no país. “A estrutura de preços premium impediu que a Apple aproveitasse os incentivos do governo”, disse Wong.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Secretário do Tesouro dos EUA diz não 'concordar com tudo' sobre decisão da Moody's
Acidente com navio na Ponte do Brooklyn, em Nova York, deixa dois mortos
Bessent liga para CEO do Walmart após Trump criticar aumento de preços
CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão
"Negociação com Amex para cartão de crédito consignado está avançada", diz CEO da financeira Qista