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Meta traz anúncios para o WhatsApp

Publicado 16/06/2025 • 11:23 | Atualizado há 6 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • Os planos do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de tornar o WhatsApp um grande negócio envolvem anúncios online, marcando uma grande mudança para o aplicativo de comunicação cujos proprietários anteriores evitavam publicidade.
  • A estreia de anúncios no aplicativo de mensagens representa um passo nas intenções de Zuckerberg de fazer do WhatsApp “o próximo capítulo” na história de sua empresa.
  • Além disso, a Meta começará a monetizar o recurso Canais do WhatsApp por meio de anúncios de pesquisa e assinaturas.
Agora os usuários e empresas vão ver publicidade no aplicativo.

Agora os usuários e empresas vão ver publicidade no aplicativo.

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Demorou 11 anos desde que o Facebook o adquiriu por US$ 19 bilhões, mas a Meta está finalmente trazendo anúncios para o WhatsApp, marcando uma grande mudança para um aplicativo cujos fundadores rejeitavam publicidade.

A Meta anunciou na segunda-feira (16) que as empresas agora poderão veicular os chamados anúncios de status no WhatsApp, que incentivam os usuários a interagir com os anunciantes por meio dos recursos de mensagens do aplicativo.

Os anúncios serão exibidos apenas para os usuários na aba “Atualizações” do WhatsApp, para separar as promoções das conversas pessoais. Além disso, a Meta começará a monetizar o recurso Canais do WhatsApp por meio de anúncios de busca e assinaturas. 

A estreia de anúncios no aplicativo de mensagens representa um passo significativo nos planos do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de fazer do WhatsApp “o próximo capítulo” na história de sua empresa, como ele disse a Jim Cramer, da CNBC, em 2022. A iniciativa de monetizar o WhatsApp também ocorre em meio ao caso antitruste de alto perfil da Meta com a Comissão Federal de Comércio (FTC) sobre as aquisições de sucesso do aplicativo de mensagens e do Instagram pela empresa.

O Meta já permite que anunciantes veiculem os chamados anúncios de clique para enviar mensagem no Facebook e no Instagram, que direcionam os usuários ao WhatsApp, onde podem interagir diretamente com empresas. 

A troca de mensagens entre marcas e consumidores “deve ser o próximo pilar do nosso negócio”, disse Zuckerberg a analistas em abril, acrescentando que o WhatsApp agora tem mais de 3 bilhões de usuários mensais, incluindo “mais de 100 milhões de pessoas nos EUA e crescendo rapidamente por lá”.

Agora, as empresas podem exibir esses tipos de anúncios dentro do próprio WhatsApp. Os novos anúncios de status aparecem na aba “Atualizações” do usuário, no recurso “Status”, que pode ser usado para compartilhar fotos, vídeos e textos que desaparecem após 24 horas, semelhante aos Stories do Instagram. 

Desde que a Meta comprou o WhatsApp em 2014, o popular aplicativo de mensagens continuou a crescer em todo o mundo. Mas, ao contrário do Facebook, Instagram e, mais recentemente, do Threads, o WhatsApp nunca permitiu publicidade.

Os cofundadores do WhatsApp, Jan Koum e Brian Acton, deixaram público seu desprezo pela indústria da publicidade, e a dupla deixou o Facebook após supostamente entrarem em conflito com executivos que estavam ansiosos para injetar no aplicativo publicidade e outras práticas que eles rejeitavam.

A empresa de mídia social não revela as vendas específicas do WhatsApp, mas analistas estimaram anteriormente que a receita do aplicativo ficaria entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão, cobrando empresas por ferramentas e serviços para que elas pudessem enviar mensagens aos clientes no aplicativo.

O Meta “usará informações muito básicas” para recomendar quais anúncios exibir aos usuários do WhatsApp, disse Nikila Srinivasan, chefe de produto de mensagens comerciais do Meta, na sexta-feira. Isso inclui o país, a cidade, o dispositivo, o idioma e dados como quem a pessoa segue ou como interage com os anúncios. 

A empresa lançou a aba “Atualizações” do WhatsApp em junho de 2023, juntamente com o recurso “Canais”, que permite que pessoas e organizações enviem mensagens e atualizações para seus seguidores em vez de conversas pessoais. O Meta também monetizará o recurso “Canais”, anunciou a empresa na segunda-feira.

Organizações e pessoas que são administradores de canais agora poderão gastar dinheiro para aumentar a visibilidade de seus respectivos canais quando uma pessoa os procurar por meio de um diretório, semelhante aos anúncios nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Além disso, os administradores dos canais poderão cobrar dos usuários taxas de assinatura mensais para acessar atualizações e conteúdo exclusivos, informou a Meta na segunda-feira. A empresa não lucrará imediatamente com essas taxas de assinatura mensais, mas planeja, eventualmente, ficar com uma comissão de 10% dessas assinaturas, disse um porta-voz.

A Meta espera que, ao limitar seus novos anúncios à aba “Atualizações” do WhatsApp, atrapalhe o mínimo possível os usuários, disse Srinivasan. As atualizações de status dos usuários, bem como mensagens e chamadas pessoais no WhatsApp, permanecerão criptografadas, disse ela.

“Nós realmente acreditamos que a aba Atualizações é o lugar certo para esses novos recursos”, disse Srinivasan.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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