Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Musk: Tesla precisa construir ‘fábrica gigantesca de chips’ para atender às necessidades de IA e robótica
Publicado 07/11/2025 • 09:34 | Atualizado há 3 horas
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 07/11/2025 • 09:34 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Patrick T. Fallon / AFP
Elon Musk chega para a cerimônia pública em memória do ativista de direita Charlie Kirk no State Farm Stadium em Glendale, Arizona, em 21 de setembro de 2025.
O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a empresa provavelmente precisará construir uma fábrica de semicondutores “gigantesca” para acompanhar suas ambições em inteligência artificial e robótica.
“Uma das coisas que estou tentando descobrir é: como vamos produzir chips em quantidade suficiente?”, disse Musk na reunião anual de acionistas da Tesla nesta quinta-feira.
Atualmente, a Tesla depende das fabricantes contratadas Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e Samsung Electronics para produzir seus projetos de chips. Musk disse também estar considerando trabalhar com a empresa norte-americana Intel.
“Mas mesmo quando extrapolamos o melhor cenário possível de produção de chips pelos nossos fornecedores, ainda não é suficiente”, afirmou.
Leia também:
Segundo Musk, a Tesla provavelmente precisará construir uma fábrica de chips “gigantesca”, que ele descreveu como uma “Tesla terra fab”. “Não vejo outra maneira de alcançar o volume de chips de que precisamos”, disse.
Os microchips são o “cérebro” que alimenta praticamente todas as tecnologias modernas — desde eletrônicos de consumo, como smartphones, até grandes data centers — e a demanda disparou com o boom da inteligência artificial.
Gigantes da tecnologia, incluindo a própria Tesla, vêm pressionando por mais oferta de fabricantes como a TSMC, a maior e mais avançada produtora de chips do mundo.
De acordo com Musk, a capacidade inicial dessa possível fábrica da Tesla seria de 100 mil wafer starts por mês, chegando futuramente a 1 milhão. Na indústria de semicondutores, wafer starts per month é a medida de quantos novos chips uma fábrica inicia a produção a cada mês.
Para comparação, a TSMC afirma que sua capacidade anual de produção chegou a 17 milhões de wafers em 2024, o equivalente a cerca de 1,42 milhão de wafer starts por mês.
Embora a Tesla ainda não fabrique seus próprios microchips, a empresa vem projetando chips customizados para direção autônoma há vários anos.
Atualmente, a produção de seu chip de última geração, o “AI5”, está terceirizada. Musk afirma que ele será mais barato, eficiente em consumo de energia e otimizado para o software de IA da Tesla.
O CEO também anunciou nesta quinta-feira que a Tesla começará a produzir o Cybercab, um veículo elétrico autônomo sem pedais ou volante, em abril.
As declarações de Musk reforçam a guinada da Tesla para os setores de IA e robótica — áreas que ele enxerga como o futuro da economia global.
“Com IA e robótica, você pode realmente aumentar a economia global em um fator de 10, ou talvez 100. Não existe, tipo, um limite óbvio”, disse Musk na reunião de acionistas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
AMBIPAR EXCLUSIVO: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Qantas divulga as primeiras imagens da aeronave Airbus que voará sem escalas de Sydney para Nova York e Londres
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção