Plataforma digital deve gerar economia bilionária no setor público, diz CEO do Alfa Group
Publicado 13/03/2025 • 17:13 | Atualizado há 2 semanas
Pioneiro no compartilhamento de música há mais de 25 anos, Napster é comprado por US$ 207 milhões
Gigante de softwares SAP se torna a empresa mais valiosa da Europa em meio ao boom do mercado de ações alemão
FBI cria força-tarefa contra ameaças à Tesla: “Isso é terrorismo doméstico”
O ‘erro fatal’ que a maioria das pessoas comete ao iniciar um negócio, segundo professor de Stanford
Especialista em carreiras revela o principal erro que os candidatos cometem com IA: ‘Pode destruir suas chances’
Publicado 13/03/2025 • 17:13 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
A digitalização dos processos no setor público pode representar uma economia bilionária para os cofres públicos. É o que defende Emanoelton Borges, CEO do Alfa Group, ao falar ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC sobre o lançamento da plataforma Sogov, que promete eliminar o uso de papel na administração pública e modernizar a gestão governamental.
“O mercado privado como um todo avançou à velocidade da luz, com ferramentas de inteligência artificial e comunicação instantânea, como o WhatsApp. Enquanto isso, as repartições públicas ainda não vivem essa instantaneidade da informação”, explica Borges.
Segundo ele, mais da metade dos mais de 5 mil municípios brasileiros ainda tramitam seus documentos em papel, um processo que gera lentidão e burocracia excessiva.
A proposta da plataforma Sogov é mudar esse cenário, transformando a tramitação de documentos em um processo 100% digital. “O Sogov vem para quebrar esse paradigma e fazer com que toda a burocracia passe a ser virtualizada. A partir da implantação da plataforma, o papel deixa de existir”, afirma. Com a eliminação do papel, outros custos também desaparecem, como material de escritório, deslocamento de documentos e reconhecimento de firmas em cartório.
A digitalização dos processos pode trazer impactos diretos para a população. Segundo Borges, a emissão de documentos, como alvarás de construção e licenças-maternidade, pode ser reduzida de meses para apenas alguns dias. “A gente encontra tipos processuais, como um alvará de construção, que passa a ser emitido em 24 horas, ou uma licença-maternidade, que pode ser concedida em questão de três ou quatro dias”, detalha.
Atualmente, a plataforma atende prefeituras, governos estaduais, autarquias e até entidades do terceiro setor. “Onde houver papel tramitando, o Sogov pode resolver esse problema”, afirma o CEO.
Ele cita que em municípios de médio porte, como aqueles com cerca de 100 mil habitantes, a economia pode chegar a milhões de reais por ano, permitindo o redirecionamento de recursos para áreas essenciais como saúde, educação e mobilidade.
Além da eficiência e da redução de custos, a plataforma também oferece mais transparência na gestão pública. “O cidadão poderá fiscalizar, terá muito mais visibilidade sobre os processos e poderá acompanhar onde estão seus documentos em tempo real”, destaca Borges. Com a integração de tecnologia blockchain e QR codes, a rastreabilidade dos processos será garantida. “Hoje, com um simples clique, um rastreio, um QR Code, o cidadão pode apontar a câmera do telefone e saber toda a tramitação do documento”, explica.
A segurança da informação é outro ponto central da plataforma. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Sogov garante que informações sensíveis sejam acessadas apenas por servidores autorizados. “A plataforma segue rigorosamente a LGPD. Existem processos administrativos que só podem ser acessados por aqueles que têm credenciamento e autorização da instância máxima do órgão”, ressalta Borges.
Com um modelo adaptável à realidade de cada órgão público, o Sogov permite customizações sem a necessidade de constantes adaptações por engenheiros de software. “O sistema é altamente flexível e adaptável a cada rotina administrativa. Além disso, incluímos inteligências artificiais que podem, por exemplo, resumir um processo de 5 mil páginas em meia lauda”, explica o CEO.
O Alfa Group, empresa responsável pelo Sogov, atua em quatro verticais de negócios, e a plataforma representa entre 40% e 50% do faturamento do grupo. “Temos soluções na área de educação, mobilidade urbana, talonário eletrônico de multas e avaliação da qualidade do serviço público. Mas a projeção é que o Sogov cresça cada vez mais, dado o tamanho da demanda dentro das gestões públicas”, conclui Borges.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings