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Reino Unido aumenta pressão sobre Apple e Google e mira mudanças nos serviços móveis

Publicado 23/07/2025 • 12:16 | Atualizado há 11 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido propôs classificar Apple e Google como empresas com “status de mercado estratégico”.
  • Isso significa que o órgão regulador pode obrigar as empresas a parar ou alterar certos comportamentos e práticas.
Os reguladores da União Europeia estão tomando medidas para restringir o Google e a Apple em acusações antitruste

Os reguladores da União Europeia estão tomando medidas para restringir o Google e a Apple em acusações antitruste

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Os reguladores de concorrência da Grã-Bretanha miraram na quarta-feira os ecossistemas móveis da Applee o Google, pressionando as duas empresas a fazer mudanças em áreas como suas lojas de aplicativos.

Nesta quarta-feira (23), a Autoridade de Concorrência e Mercados propôs classificar as gigantes americanas como tendo “importância estratégica de mercado”, ou SMS, após abrir uma investigação sobre o caso em janeiro.

Os reguladores de concorrência da Grã-Bretanha miraram na quarta-feira os ecossistemas móveis da Apple o Google, pressionando as duas empresas a fazer mudanças em áreas como suas lojas de aplicativos.

A CMA pode forçar empresas que são marcadas como portadoras de SMS a mudar ou interromper comportamentos ou práticas específicas para abordar questões de concorrência.

Tanto a Apple quanto o Google questionaram as propostas da CMA, dizendo que elas seriam ruins para a segurança dos usuários e dos consumidores em geral.

O que a CMA questionou?

O órgão britânico concentrou sua investigação nos sistemas operacionais móveis, lojas de aplicativos e navegadores da Apple e do Google. Um dos pontos analisados foi se existem barreiras que dificultam a entrada de concorrentes, impedindo que outras empresas ofereçam produtos e serviços rivais nas plataformas das gigantes americanas.

Outra parte da investigação avaliou se Apple e Google estariam usando sua posição dominante em sistemas operacionais, distribuição de aplicativos ou navegadores para favorecer seus próprios apps e serviços.

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E o aspecto final da investigação estudou se a Apple e o Google exigem que os desenvolvedores assinem “termos e condições injustos” para distribuir seus aplicativos por meio das respectivas lojas de aplicativos.

Na quarta-feira, a CMA afirmou que consumidores e empresas levantaram preocupações sobre diferentes problemas nos ecossistemas móveis das duas empresas. Mas algumas delas incluem “processos de avaliação de aplicativos inconsistentes e imprevisíveis” e “classificações de pesquisa inconsistentes na loja de aplicativos” que podem favorecer os próprios aplicativos das gigantes da tecnologia.

O regulador britânico também criticou a comissão de até 30% cobrada pelas empresas em algumas compras no aplicativo e as restrições impostas aos desenvolvedores que informam os clientes sobre formas mais baratas de pagamento ou assinatura fora do aplicativo.

Como parte do processo de revisão do Google e da Apple para permitir aplicativos em suas lojas de aplicativos, os desenvolvedores levantaram preocupações de que as empresas de tecnologia poderiam ter acesso a dados comercialmente sensíveis de seus concorrentes, disse a CMA.

O sistema operacional Android, do Google, detém pouco mais de 61% do mercado no Reino Unido, enquanto o iOS, da Apple, detém pouco mais de 38%, segundo dados da Kantar. O Google administra a Google Play Store e o navegador Chrome, enquanto a Apple possui a App Store e o navegador Safari.

Que mudanças a CMA quer?

A CMA apresentou mudanças imediatas que deseja ver, além de algumas medidas de longo prazo. O regulador afirmou que deseja que a Apple analise os aplicativos para distribuição de forma “justa, objetiva e transparente”. Isso poderia incluir soluções, como a Apple explicando atrasos ou rejeições e criando um canal para as empresas expressarem suas preocupações sobre o processo.

A Apple também poderia ser obrigada a publicar uma metodologia para classificar aplicativos na App Store. A CMA estabeleceu medidas semelhantes para o Google.

O regulador está analisando como a Apple e o Google podem facilitar o direcionamento dos usuários por desenvolvedores fora de um aplicativo para pagar por serviços e produtos, evitando assim suas respectivas taxas de compra no aplicativo.

A CMA também está procurando maneiras de facilitar a transferência de dados entre o iOS da Apple e o Android do Google para facilitar a troca.

Para o próximo ano, a CMA afirmou que ainda está analisando se exigirá que a Apple permita lojas de aplicativos alternativas no iOS e no software da empresa para iPad. O regulador também afirmou que está analisando se forçará a Apple a permitir que os usuários baixem aplicativos diretamente do site do desenvolvedor, uma prática conhecida como “sideload”.

Apple e Google reagem

A Apple disse em um comunicado que as propostas do Reino Unido “prejudicariam as proteções de privacidade e segurança que nossos usuários esperam, prejudicariam nossa capacidade de inovar e nos forçariam a oferecer nossa tecnologia gratuitamente a concorrentes estrangeiros”.

“Continuaremos a interagir com o regulador para garantir que ele entenda completamente esses riscos.”

O diretor sênior de concorrência do Google, Oliver Bethell, observou que tanto o navegador Google Chrome quanto o sistema operacional Android são desenvolvidos em código-fonte aberto.

“Essas ofertas proporcionam ótimas opções, segurança e inovação para os usuários. É por isso que o anúncio de hoje é decepcionante e injustificado”, disse Bethell.

O executivo do Google destacou maneiras pelas quais o Android ajudou os desenvolvedores e a economia britânicos.

“Portanto, é crucial que qualquer nova regulamentação seja baseada em evidências, proporcional e não se torne um obstáculo ao crescimento no Reino Unido. Continuamos comprometidos com o engajamento construtivo com a CMA durante todo este processo”, disse Bethell.

Gigantes da tecnologia dos EUA enfrentam escrutínio europeu

Os problemas regulatórios da Apple e do Google no continente europeu continuam a se agravar.

Em abril, os reguladores da União Europeia aplicaram uma multa de 500 milhões de euros (US$ 587 milhões) à Apple por violar a Lei de Mercados Digitais (DMA) — uma lei histórica que visa lidar com questões de concorrência no setor de tecnologia.

A Apple foi forçada a implementar uma série de mudanças em sua forma de operar na UE este ano. Entre elas, está a permissão para que desenvolvedores informem seus usuários sobre alternativas mais baratas e ignorem o sistema de pagamento no aplicativo da Apple.

No entanto, algumas das mudanças ainda não foram satisfatórias para os reguladores da UE. Em junho, a Apple revelou um sistema complexo de taxas da App Store, numa tentativa de cumprir o DMA e evitar a multa de 500 milhões de euros. A Apple planeja recorrer da multa .

A Apple argumenta há muito tempo que mudanças forçadas em suas operações, lideradas por reguladores, podem levar a problemas de privacidade e segurança para os usuários e a termos comerciais confusos para os desenvolvedores.

Em março, a Alphabet, empresa controladora do Google, foi acusada pela UE de não cumprir o DMA. A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, afirmou que o Google está tratando seus próprios serviços de busca de forma mais favorável do que os de concorrentes. A Comissão acrescentou que a loja de aplicativos do Google está impedindo os desenvolvedores de direcionar os consumidores para outros canais em busca de melhores ofertas.

A gigante das buscas também está tentando contestar uma multa de 4,1 bilhões de euros resultante de um caso antitruste que remonta a 2018.

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