Samsung apresenta o rival do Apple Vision Pro, o headset Moohan
Publicado 05/03/2025 • 15:00 | Atualizado há 2 meses
Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro
Mercados depositam novamente confiança em Trump, desde que os acordos comerciais continuem
Fundos da SoftBank registram prejuízo anual com ganhos de investimento reduzidos em 40%
Acordo EUA e China: pausa tarifária significa novo aumento nas remessas de carga e preços mais altos
McDonald’s anuncia planos para contratar 375 mil trabalhadores
Publicado 05/03/2025 • 15:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Apple Vision
Pexels
A Samsung lançará seu capacete de realidade estendida este ano, informou um porta-voz da empresa à CNBC na última terça-feira (5). headset
O dispositivo, chamado de Projeto Moohan, é a resposta da Samsung ao Vision Pro de US$ 3.500 da Apple, lançado no ano passado.
A Samsung testou o headset no ano passado e o exibiu no Mobile World Congress deste ano em Barcelona.
A Samsung se refere ao produto como um dispositivo de “realidade estendida” ou XR, que visa unir os mundos digital e físico. No entanto, atualmente, há poucos detalhes sobre o dispositivo. Quatro câmeras são visíveis na lente frontal do headset físico e parece haver controles táteis nas laterais.
A Samsung trabalhou ao lado da Qualcomm e do Google para desenvolver um novo tipo de sistema operacional para esses tipos de dispositivos, conhecido como a plataforma Android XR.
Em dezembro, a Samsung afirmou que o Google Gemini seria instalado no headset, permitindo que os usuários experimentassem uma “interface de usuário de conversa”.
Isso presumivelmente permitiria que os usuários interagissem com o Gemini, o assistente de IA do Google, para navegar por aplicativos e tarefas.
As câmeras também sugerem que haverá algum tipo de controle por gestos, semelhante ao Vision Pro da Apple. “Para mim, a tecnologia revolucionária é uma combinação de capacidade avançada de visão com inteligência que entende a intenção do usuário. Acho que sem a parte da inteligência, é um produto defeituoso”, disse Patrick Chomet, vice-presidente executivo da divisão móvel da Samsung, à CNBC em uma entrevista na terça-feira.
Chomet sugeriu um mundo imaginado por muitas empresas de eletrônicos de consumo, onde assistentes digitais de IA mais inteligentes poderiam entender de forma mais intuitiva as necessidades do usuário em um dispositivo.
A Samsung foi uma das pioneiras em headsets de realidade virtual, um mercado que nunca realmente decolou como muitas empresas previam. Mas, com o avanço da tecnologia em áreas como displays e chips, a realidade mista ou estendida tem sido considerada por grandes empresas como uma nova fronteira na computação.
A Samsung provocou um futuro roadmap de produtos durante uma apresentação em janeiro, quando lançou sua série de smartphones S25. Um slide da apresentação mostrou contornos de futuros dispositivos, incluindo um smartphone dobrável em três partes, similar ao Huawei Mate XT, além do headset Projeto Moohan.
O produto final foi um par de óculos, o que pode indicar um tipo diferente de headset XR para o futuro. Óculos inteligentes oferecem experiências semelhantes às de um headset, mas sem o uso de um dispositivo volumoso.
Empresas como Meta, Snap e XReal têm desenvolvido os chamados óculos de realidade aumentada. A RA é quando imagens digitais são sobrepostas ao mundo real à sua frente.
A CNBC informou no ano passado que a Samsung, Qualcomm e Google estavam colaborando no desenvolvimento de um conjunto de óculos de realidade mista. A Samsung aparentemente confirmou essa colaboração no evento do S25 em janeiro.
Chomet não deu um cronograma para o lançamento de um produto de óculos. No entanto, ele afirmou ser provável que as pessoas usem múltiplos dispositivos.
“Provavelmente, por um bom tempo, o smartphone continuará sendo o dispositivo mais usado”, disse Chomet. “Vejo um mundo onde as pessoas têm várias coisas, incluindo em casa, no carro. E o dispositivo ajudará você a realizar o que precisa ser realizado.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brazilian Week 2025: autoridades e executivos destacam potencial do Brasil para investimentos
Trump anuncia US$ 600 bilhões de investimentos da Arábia Saudita
Para driblar juro alto, Volkswagen aceita até grãos como pagamento; veja entrevista com Ciro Possobom, CEO da empresa
Brazilian Week: Eduardo Leite fala da importância da despolarização política e potencial de investimentos no RS
Rendimentos dos títulos do Tesouro estão estáveis; investidores analisam acordo entre China e EUA e aguardam dados sobre inflação