Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
TSMC, maior fabricante de chips do mundo, registra receita recorde em 2024
Publicado 10/01/2025 • 08:10 | Atualizado há 8 meses
Trump defende que empresas deixem de divulgar resultados trimestrais para fazer a cada seis meses
Os 10 melhores programas de MBA do mundo, segundo o LinkedIn
As ações da Tesla subiram após Elon Musk divulgar a compra de 2,57 milhões de ações
China diz que Nvidia violou lei antimonopólio após investigação preliminar
Estímulo a suicídios, uso em guerras… executivo responsável pelo ChatGPT não dorme há três anos
Publicado 10/01/2025 • 08:10 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Peellden/Wikipedia.
Prédio da TSMC.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) registrou uma receita no quarto trimestre que superou as estimativas dos analistas, à medida que a empresa continua sendo beneficiada pelo boom da inteligência artificial (IA).
A maior fabricante de chips do mundo reportou uma receita de 868,5 bilhões de dólares taiwaneses (US$ 26,3 bilhões) no quarto trimestre, de acordo com cálculos da CNBC, o que representa um aumento de 38,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse valor superou as expectativas do mercado, que apontavam uma receita de 850,1 bilhões de dólares taiwaneses, segundo estimativas da Refinitiv.
Em 2024, a receita total da TSMC alcançou 2,9 trilhões de dólares taiwaneses, marcando o maior faturamento anual desde a abertura de capital da empresa, em 1994.
A TSMC fabrica semicondutores para algumas das maiores empresas do mundo, como Apple e Nvidia, e é amplamente considerada a fabricante de chips mais avançada do planeta, devido à sua capacidade de produzir semicondutores de ponta.
A demanda crescente por chips de IA, especialmente aqueles desenvolvidos pela Nvidia, e por semicondutores mais avançados para smartphones tem impulsionado os resultados da TSMC. “A TSMC se beneficiou significativamente da forte demanda por IA”, afirmou Brady Wang, diretor associado da Counterpoint Research, em entrevista à CNBC.
Wang destacou que a “utilização de capacidade” dos processos de 3 nanômetros e 5 nanômetros da TSMC — os chips mais avançados da empresa — “tem consistentemente superado 100%”.
Os processadores gráficos (GPUs) para IA, como os projetados pela Nvidia, e outros chips de inteligência artificial são os principais motores dessa demanda, acrescentou Wang.
As ações da TSMC, listadas na bolsa de Taiwan, acumularam alta de 88% nos últimos 12 meses.
Os números mais recentes de vendas da TSMC podem renovar as esperanças dos investidores de que a demanda por chips e serviços relacionados à inteligência artificial continuará crescendo em 2025.
Na mesma linha, a Foxconn, responsável pela montagem dos iPhones da Apple, relatou nesta semana sua maior receita já registrada para o quarto trimestre, impulsionada pela forte demanda por servidores voltados à IA.
Enquanto isso, a Microsoft anunciou este mês que planeja investir US$ 80 bilhões em seu ano fiscal, que se encerra em junho, na construção de data centers capazes de lidar com cargas de trabalho relacionadas à inteligência artificial.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Mansão, Ferrari e aeronaves: alvo da PF, advogado Nelson Wilians ostenta nas redes sociais