Xreal Aura é o óculos com sistema operacional Android XR do Google para competir com Meta e Apple
Publicado 20/05/2025 • 16:13 | Atualizado há 6 horas
Primeiro-ministro do Catar nega que presente de jato para Trump seja suborno
Pesquisa aponta que empresas chinesas continuam diversificando seus negócios fora dos EUA, apesar da trégua comercial
China corta taxas básicas de juros pela primeira vez em 7 meses para impulsionar o crescimento
Ao tentar intimidar o Walmart, Trump entrega o jogo em sua agenda de tarifas
Elon Musk se compromete a liderar a Tesla pelos próximos cinco anos
Publicado 20/05/2025 • 16:13 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Foto: Google
A Xreal lançou o Project Aura, óculos de realidade estendida que funcionam com o sistema operacional XR do Google. O lançamento da Xreal é significativo, pois o Google tenta se tornar um grande sistema operacional para óculos e fones de ouvido inteligentes de realidade virtual e aumentada.
Gigantes da tecnologia, como Apple e Meta, veem a realidade estendida como um potencial novo paradigma na computação. A Xreal afirmou que seus óculos do Project Aura rodarão o Google Android XR.
Leia mais:
Samsung apresenta o rival do Apple Vision Pro, o headset Moohan
Nesta terça-feira (20), a Xreal anunciou um conjunto de óculos de “realidade estendida” que utilizam o software Android XR do Google, enquanto as empresas buscam enfrentar a Meta e a Apple em um novo campo.
O lançamento marca um passo inicial do Google, da Alphabet, para se tornar um grande sistema operacional para futuros óculos e fones de ouvido inteligentes de realidade virtual e aumentada, assim como o Android se tornou a opção padrão para a maioria dos smartphones.
A Xreal, uma empresa chinesa apoiada pelo Alibaba, chama seus óculos de Project Aura e os descreve como um produto leve de realidade estendida — ou XR. XR é um termo abrangente que engloba tecnologias que misturam mundos reais e virtuais.
O Android XR, sistema operacional do Google para esses produtos, foi lançado no ano passado e é integrado ao assistente de IA Gemini.
O Projeto Moohan da Samsung, um tipo de fone que busca rivalizar com o Vision Pro de US$ 3.500 (cerca de R$ 17.500 na conversão direta) da Apple, foi o primeiro dispositivo anunciado que roda o Android XR. A Samsung planeja lançar o hardware ainda este ano.
O Project Aura da Xreal é o segundo dispositivo anunciado que funcionará com o Android XR, sendo o primeiro dispositivo nesse formato de óculos.
Poucos detalhes foram divulgados sobre a tecnologia, que foi anunciada na conferência Google I/O. A Xreal afirmou que os óculos terão chips Snapdragon XR da Qualcomm, especialmente projetados para esses tipos de hardware.
A Xreal também informou que os óculos serão “conectados”, o que significa que eles se ligarão a outro dispositivo para funcionar. A empresa ainda não forneceu detalhes sobre a que os óculos precisarão estar conectados.
A startup já lançou produtos anteriores que rodavam seu sistema operacional próprio, apresentavam seus próprios chips e se conectavam a um segundo dispositivo próprio. Mas o Project Aura agora dependerá mais do software do Google e dos semicondutores da Qualcomm.
O cronograma e o preço do Project Aura não foram imediatamente divulgados. A Xreal provavelmente lançará um fone para desenvolvedores começarem a experimentar e construir aplicativos primeiro, e depois um produto para consumidores em uma data posterior.
Para o Google, quanto mais dispositivos rodarem o Android XR, mais atraente será para os desenvolvedores criarem aplicativos para o sistema operacional. Uma grande parte do sucesso de qualquer sistema operacional é a qualidade dos aplicativos disponíveis para os usuários.
Para a Xreal, ser um parceiro inicial do Google e trabalhar com a Qualcomm dará acesso às mais recentes tecnologias no espaço XR, além de marketing para seus produtos.
O lançamento do Project Aura também marca um aumento na competição com a Meta e seus esforços contínuos com o produto Meta Ray-Ban e empresas como a Snap, que revelou um novo conjunto de seus Spectacles no ano passado.
Os óculos também oferecem uma alternativa aos fones de ouvido volumosos. Gigantes da tecnologia, incluindo Apple e Meta, veem a realidade estendida como um potencial novo paradigma na computação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.