Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy
Ações da Apple caem 3% no pré-mercado após China considerar investigação sobre práticas da App Store
Demanda global por ouro atinge novo recorde em 2024; apetite pelo metal em 2025 segue forte
Disney supera previsões de lucro, mas perde assinantes do Disney+
Mattel diz que Barbies e Hot Wheels podem ficar mais caros com as tarifas de Trump
Publicado 29/01/2025 • 16:37
KEY POINTS
Foto: TikTok/Divulgação
Com o lançamento do TikTok Shop previsto para o México em fevereiro e o Brasil logo em seguida, a plataforma quer transformar a forma como os consumidores brasileiros compram online. De acordo com o estudo “TikTok Primer: From Entertainment App to Commerce Engine”, do Santander, a expectativa é que o TikTok Shop represente entre 5% e 9% do mercado de e-commerce brasileiro até 2028, gerando entre R$ 25 bilhões e R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias (GMV).
A publicação diz que a integração do TikTok com o e-commerce, por meio do TikTok Shop, deve gerar resultados expressivos. O engajamento diário dos brasileiros, com uma média de 60 minutos por dia na plataforma, tem sido considerado indicador para o potencial de conversão em compras.
O sucesso do TikTok Shop em mercados como a Ásia demonstra o grande potencial que a plataforma tem de transformar o comércio eletrônico. O Brasil, com sua base de usuários engajados, está posicionado para experimentar uma mudança nos hábitos de consumo, especialmente nos setores de moda e beleza.
O TikTok Shop deve conquistar uma fatia considerável do mercado de e-commerce no Brasil. A previsão é que, até 2028, a plataforma seja responsável por até 9% das vendas online no país. Isso pode representar um volume de vendas de até R$ 39 bilhões, um valor significativo considerando a competitividade do mercado brasileiro.
De acordo com dados do estudo, o TikTok Shop tem um impacto direto nos consumidores brasileiros, com 71% dos usuários que descobrem produtos no feed da plataforma realizando compras. A interação dos usuários é, sem dúvida, um dos maiores fatores para o crescimento do comércio dentro da plataforma.
No Brasil, marcas como Natura, Renner e C&A já estão se posicionando para aproveitar essa oportunidade, com estratégias adaptadas para o ecossistema do TikTok. A expectativa é de que os dois setores sejam os mais beneficiados por conta do conteúdo visual e interativo da plataforma.
O estudo “TikTok Readiness Score” analisou 28 marcas brasileiras para medir sua prontidão para o lançamento do TikTok Shop. O documento citou Boticário, Burger King e Natura entra as marcas que já se preparam para aproveitar de um alto engajamento no e-commerce.
Apenas 18% das marcas analisadas alcançaram o nível mais alto de prontidão, o que indica que muitas ainda têm um longo caminho a percorrer para aproveitar o potencial do TikTok Shop. A metodologia de avaliação levou em conta métricas como visualizações de postagens, frequência de publicação.
O X, plataforma de mídia social de Elon Musk, recentemente anunciou uma parceria com a gigante de pagamentos Visa para lançar uma nova ferramenta de pagamento digital ainda este ano. De acordo com Linda Yaccarino, CEO do X, o “X Money” será uma conta digital integrada ao Visa Direct, que permitirá tanto o financiamento instantâneo da carteira digital quanto pagamentos peer-to-peer utilizando cartões de débito.
Mais lidas
Após prejuízo de R$ 14 bi, TCU abre auditoria sobre a gestão da Previ, fundo de pensão do BB
CEO da Ford nos EUA pede análise 'abrangente' de tarifas para todos os países
Lucro do Itaú atinge R$ 10,9 bilhões no quarto trimestre de 2024
Google abandona metas de diversidade de equipe
IA e o mercado financeiro: O impacto da automação, CEO do Gotas explica