CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Empresas & Negócios

TikTok Shop pode conquistar até 9% das vendas online no Brasil até 2028, diz estudo do Santander

Publicado 29/01/2025 • 16:37 | Atualizado há 7 meses

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O engajamento diário dos brasileiros, com uma média de 60 minutos por dia na plataforma, tem sido considerado indicador para o potencial de conversão em compras.
  • O sucesso do TikTok Shop em mercados como a Ásia demonstra o grande potencial que a plataforma tem de transformar o comércio eletrônico.
  • De acordo com dados do estudo, o TikTok Shop tem um impacto direto nos consumidores brasileiros, com 71% dos usuários que descobrem produtos no feed da plataforma realizando compras.

Foto: TikTok/Divulgação

Com o lançamento do TikTok Shop previsto para o México em fevereiro e o Brasil logo em seguida, a plataforma quer transformar a forma como os consumidores brasileiros compram online. De acordo com o estudo “TikTok Primer: From Entertainment App to Commerce Engine”, do Santander, a expectativa é que o TikTok Shop represente entre 5% e 9% do mercado de e-commerce brasileiro até 2028, gerando entre R$ 25 bilhões e R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias (GMV).

Tempo de usuários online indica potencial

A publicação diz que a integração do TikTok com o e-commerce, por meio do TikTok Shop, deve gerar resultados expressivos. O engajamento diário dos brasileiros, com uma média de 60 minutos por dia na plataforma, tem sido considerado indicador para o potencial de conversão em compras.

O sucesso do TikTok Shop em mercados como a Ásia demonstra o grande potencial que a plataforma tem de transformar o comércio eletrônico. O Brasil, com sua base de usuários engajados, está posicionado para experimentar uma mudança nos hábitos de consumo, especialmente nos setores de moda e beleza.

Expectativas para o mercado brasileiro

O TikTok Shop deve conquistar uma fatia considerável do mercado de e-commerce no Brasil. A previsão é que, até 2028, a plataforma seja responsável por até 9% das vendas online no país. Isso pode representar um volume de vendas de até R$ 39 bilhões, um valor significativo considerando a competitividade do mercado brasileiro.

De acordo com dados do estudo, o TikTok Shop tem um impacto direto nos consumidores brasileiros, com 71% dos usuários que descobrem produtos no feed da plataforma realizando compras. A interação dos usuários é, sem dúvida, um dos maiores fatores para o crescimento do comércio dentro da plataforma.

Setores mais impactados

No Brasil, marcas como Natura, Renner e C&A já estão se posicionando para aproveitar essa oportunidade, com estratégias adaptadas para o ecossistema do TikTok. A expectativa é de que os dois setores sejam os mais beneficiados por conta do conteúdo visual e interativo da plataforma.

Preparação das marcas brasileiras

O estudo “TikTok Readiness Score” analisou 28 marcas brasileiras para medir sua prontidão para o lançamento do TikTok Shop. O documento citou Boticário, Burger King e Natura entra as marcas que já se preparam para aproveitar de um alto engajamento no e-commerce.

Apenas 18% das marcas analisadas alcançaram o nível mais alto de prontidão, o que indica que muitas ainda têm um longo caminho a percorrer para aproveitar o potencial do TikTok Shop. A metodologia de avaliação levou em conta métricas como visualizações de postagens, frequência de publicação.

Pagamento digital na rede concorrente

O X, plataforma de mídia social de Elon Musk, recentemente anunciou uma parceria com a gigante de pagamentos Visa para lançar uma nova ferramenta de pagamento digital ainda este ano. De acordo com Linda Yaccarino, CEO do X, o “X Money” será uma conta digital integrada ao Visa Direct, que permitirá tanto o financiamento instantâneo da carteira digital quanto pagamentos peer-to-peer utilizando cartões de débito.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios