Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anfavea reage a chegada de navio com 5,5 mil automóveis e pede tarifa de 35%
Publicado 05/03/2025 • 16:54 | Atualizado há 6 meses
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta
Lançamento do Pixel 10 do Google não foi sobre celulares, mas sim uma jogada estratégica de IA
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
Publicado 05/03/2025 • 16:54 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou uma nota criticando a chegada de um navio com mais de 5,5 mil automóveis ao Brasil. No momento, o estoque de veículos importados no país já ultrapassa 40 mil unidades, disse a entidade.
No fim de fevereiro foi anunciada a chegada de um cargueiro da BYD ao porto de Aracruz, no Espírito Santo. Esse estoque provavelmente vai atender a demanda por carros da montadora até o início das operações de uma unidade da empresa chinesa na Bahia.
Em nota, a Anfavea afirma que a situação pode afetar negativamente a produção, os investimentos e os empregos na cadeia automotiva brasileira.
A BYD afirmou que tem um compromisso com a reindustrialização do Brasil e já tem fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM; veja abaixo mais detalhes sobre a resposta da empresa).
A Anfavea havia feito um pedido ao governo federal para “recompor imediatamente” a alíquota do Imposto de Importação (II) para veículos híbridos e elétricos, elevando-a para 35%.
Atualmente, a alíquota para esses veículos é de 18% para os elétricos, 20% para os híbridos plug-in e 25% para os híbridos.
A associação afirma que, no cenário internacional, países com indústrias automotivas fortes, como os EUA, Canadá e a União Europeia, impõem tarifas mais altas. Nos EUA e Canadá, a tarifa pode chegar a 100%, enquanto na Europa, pode variar entre 48% e 100%. A Anfavea diz que o Brasil tem a tarifa mais baixa para importação de veículos, o que tem tornado o país um destino atraente para a venda de veículos, especialmente modelos de origem chinesa –segundo a Anfavea, em 2024 foram vendidos mais de 120 mil veículos chineses, volume três vezes maior do que em 2023, além de cerca de 55 mil veículos em estoque. Esses números têm preocupado a indústria local, que busca se recuperar após uma década de crises econômicas e os impactos da pandemia.
A Anfavea também disse que, apesar do crescimento das importações, o setor automotivo brasileiro segue em recuperação. Em 2024, mais de R$ 180 bilhões foram anunciados em investimentos, com destaque para o desenvolvimento de veículos eletrificados. A associação defende que a recomposição da alíquota do II e a continuidade do Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) são essenciais para garantir a competitividade da indústria e a manutenção dos mais de 1,3 milhão de empregos gerados pelo setor.
Em nota, a BYD afirmou que tem “compromisso com a reindustrialização do setor automotivo no Brasil, a geração de empregos e a continuidade dos investimentos no país”.
Em 2024, a BYD iniciou a construção de seu complexo industrial em Camaçari (BA), com um investimento de R$5,5 bilhões e a previsão de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
“Os exíguos estoques atuais de veículos importados da BYD têm como objetivo atender à crescente demanda do mercado até que a produção local seja iniciada em 2025”, disse a montadora.
A nota também afirma que a expansão da empresa no Brasil inclui um plano de desenvolvimento tecnológico e sustentável que pretende auxiliar na transição energética do setor automotivo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Donos da Camisaria Colombo são presos em operação contra fraude milionária ao sistema bancário
BRB aguarda apenas o aval do Banco Central para concluir compra do Banco Master; decisão pode sair a qualquer momento
Fundo Rio Endowment apoia alunos de baixa renda em áreas de ciência e tecnologia
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros