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Transporte

Depois da Boeing, agora é a Airbus que descobre falha grave de software, o que explica crescentes problemas?

Publicado 28/11/2025 • 18:28 | Atualizado há 5 minutos

KEY POINTS

  • Atualização de software da Airbus exige que aeronaves A320 fiquem em solo até conclusão dos trabalhos;
  • Vendas de passagens até 8 de dezembro foram suspensas para facilitar a reacomodação dos passageiros

Uma atualização obrigatória determinada pela Airbus para aeronaves da família A320 levou a Avianca a ajustar sua operação, suspender vendas temporariamente e iniciar a reacomodação de passageiros, com impactos previstos ao longo dos próximos dias.

Como a orientação do fabricante determina que os aviões contemplados fiquem em solo assim que chegarem às bases de manutenção, a empresa precisará ajustar sua operação nos próximos dias.

De acordo a Reuters, a estimativa é que aproximadamente 6 mil aeronaves da família A320 podem estar sujeitas à falha, supostamente inserida depois de uma atualização no sistema de software. E cerca de 900 jatos precisem ser retirados de operação para passar por intervenções mais profundas.

O episódio é considerado um dos maiores recall já enfrentados pela Airbus em mais de cinco décadas de atuação. O caso surge pouco tempo após o A320 superar o Boeing 737 em número total de aeronaves entregues. Quando a fabricante publicou a orientação oficial, aproximadamente 3 mil unidades da série A320 permaneciam em uso ao redor do mundo.

Segundo a Agência de Aviação Civil do Reino Unido, todos os aviões que não forem atualizados ao longo do fim de semana deverão ser mantidos em solo a partir de domingo.

Apesar de grande parte das aeronaves da Airbus poder voltar à operação apenas com a reinstalação do software anterior, aproximadamente 15% também precisarão de ajustes de hardware, o que as impede, na prática, de transportar passageiros até que esses reparos sejam concluídos, afirma o The Telegraph.

O que aconteceu?

O defeito de software veio à tona depois de um episódio ocorrido no fim de outubro, quando um Airbus A320 da JetBlue, que fazia a rota entre o México e Nova Jersey, perdeu altitude de forma abrupta devido a uma falha no sistema de controle de voo. A aeronave precisou realizar um pouso de emergência, e 15 ocupantes foram levados ao hospital.

Posteriormente, a Airbus conduziu uma análise detalhada e identificou que o evento estava relacionado a uma tempestade solar registrada naquele período.

Avianca uma das empresas afetadas

Em nota, a assessoria de imprensa da Avianca afirmou que medida afeta grande parte da frota, incluindo mais de 70% dos modelos A320 utilizados pela companhia.

Para reduzir transtornos e facilitar a reorganização da malha aérea, a Avianca suspendeu temporariamente as vendas de passagens para viagens até 8 de dezembro. Com isso, será possível priorizar a realocação dos viajantes que já têm bilhetes emitidos.

A empresa informou que entrará em contato diretamente com cada passageiro impactado, apresentando as alternativas disponíveis para remarcação ou ajuste dos planos de viagem.

“A companhia aérea notificará diretamente os passageiros afetados e os informará sobre as opções existentes para que possam ajustar seus planos de viagem. A prioridade da Avianca é garantir a segurança de nossos passageiros e equipe.”

Mesmo com a mobilização imediata das equipes de manutenção, a companhia admite que haverá impactos relevantes na operação ao longo dos próximos 10 dias.

Segundo a Avianca, o objetivo é concluir as atualizações da Airbus o mais rapidamente possível e restabelecer sua programação normal, reduzindo ao máximo o impacto para o público.

Latam já está executando ações preventivas

As afiliadas do grupo LATAM informaram que já estão executando ações preventivas recomendadas pela Airbus e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em parte das aeronaves da Família A320.

As medidas envolvem apenas uma parcela limitada das frotas da Colômbia, Chile e Peru, e qualquer alteração na operação será comunicada diretamente aos passageiros afetados.

“As aeronaves que operam atualmente nas afiliadas do Brasil e do Equador não estão sujeitas a essa indicação.”

Os clientes que tiverem seus voos ajustados serão contatados individualmente para receber opções de remarcação. As equipes da companhia seguem mobilizadas para reduzir impacto e oferecer alternativas compatíveis com as necessidades de cada viajante.

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