CNBC

CNBCRepresentante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China

Transporte

Greve de motoristas de ônibus é encerrada em São Paulo após acordo

Publicado 10/12/2025 • 07:50 | Atualizado há 1 hora

greve motoristas de ônibus em SP

Divulgação SindMotoristas

greve motoristas de ônibus em SP

A greve de motoristas e cobradores de ônibus em São Paulo foi encerrada na noite desta terça-feira, 9, após acordo com o sindicato da categoria, no qual o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que as concessionárias se comprometeram a pagar o 13º salário até sexta-feira, 12.

A paralisação começou por volta das 16h e deixou regiões inteiras sem ônibus, ampliando a dificuldade de deslocamento na capital.

Falta de ônibus atinge todas as regiões da cidade

Com o recolhimento dos coletivos, houve interrupção do serviço em áreas como Parque Dom Pedro II (centro), Tremembé e Tucuruvi (zona norte), Grajaú e Campo Limpo (zona sul), Lapa (zona oeste) e Tatuapé (zona leste).

A Prefeitura suspendeu o rodízio de veículos na tarde desta terça e afirmou ter registrado boletim de ocorrência contra empresas que aderiram à paralisação.

Motivos da paralisação e disputa entre sindicato e concessionárias

Segundo o SindMotoristas, a greve foi motivada pelo não pagamento do 13º salário e do vale-refeição referente às férias.

O prefeito Ricardo Nunes afirmou que a justificativa apresentada pelas empresas era “infundada” e classificou os responsáveis pelas concessionárias como “irresponsáveis”. “O 13º é um direito do trabalhador”, disse em vídeo enviado aos motoristas.

De acordo com Nailton Francisco de Souza, representante do sindicato, a categoria estava insatisfeita desde o fim de novembro, quando algumas concessionárias pediram novo adiamento na liberação de valores previstos.

As empresas alegaram atraso nos repasses da Prefeitura, o que o prefeito nega. O SPUrbanuss, sindicato patronal, não respondeu aos pedidos de comentário.

Problemas também no transporte sobre trilhos

A busca por alternativas levou passageiros ao sistema da CPTM, que registrou falhas. A Linha 10-Coral operou com velocidade reduzida entre Palmeiras-Barra Funda e Luz devido a problemas técnicos. Na Linha 13-Jade, os trens não circularam entre Luz e Palmeiras-Barra Funda durante parte da tarde.

A expectativa é de que ônibus e trens retomem a normalidade ao longo da manhã desta quarta-feira.

Leia também:
Brasil amplia importações de fertilizantes em 2025 apesar da queda em novembro

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Transporte

;