Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Startup financiada por Jeff Bezos anuncia picape elétrica com foco em utilidade e baixo custo
Publicado 12/06/2025 • 21:02 | Atualizado há 20 horas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Publicado 12/06/2025 • 21:02 | Atualizado há 20 horas
KEY POINTS
Foto: Slate Auto/Divulgação
A startup Slate Auto, apoiada por Jeff Bezos, anunciou que seu primeiro veículo elétrico chegará ao mercado dos Estados Unidos no final de 2026. O modelo, batizado provisoriamente como Slate Truck, será uma picape compacta de dois lugares com estrutura modular, permitindo a transformação em diferentes versões, incluindo um SUV de cinco assentos. Com o investimento, Bezos entra no mercado de veículos elétricos, antes dominado pela Tesla de Elon Musk, com uma nova abordagem.
A empresa foi fundada em 2022 e opera, desde dezembro de 2024, com uma linha de montagem beta em Lake Orion Township, Michigan, próxima a uma planta da General Motors. No local, cerca de 70 unidades estão sendo produzidas manualmente para testes de segurança, certificação e validação da montagem.
Leia mais:
Localiza e Movida aprovam emissões de debêntures que somam R$ 1,75 bilhão
O plano da empresa é iniciar a produção em escala industrial em uma fábrica instalada em uma antiga gráfica na cidade de Warsaw, Indiana, com capacidade estimada de até 150 mil veículos por ano. O investimento no local deve alcançar centenas de milhões de dólares, segundo os executivos.
A Slate Truck foi projetada com o conceito de simplificação da manufatura. A carroceria é feita com compostos moldados por injeção, sem pintura convencional, permitindo personalização por meio de envelopamento. O interior não inclui central multimídia ou comandos digitais, sendo equipado com janelas manuais, mostradores simples e estrutura compatível com smartphones ou tablets dos próprios usuários.
Com foco em escalabilidade e custo reduzido, o modelo será vendido em uma única configuração de fábrica, com possibilidade de personalização por meio de mais de 160 acessórios e kits opcionais. A customização inclui itens como rodas, iluminação, som, adesivos e kits de conversão para SUV.
O veículo será lançado com duas opções de bateria. A versão padrão terá capacidade de 52,7 kWh e alcance estimado de 241 km, enquanto o pacote opcional de 84,3 kWh permitirá autonomia de até 386 km. Ambas usam células fornecidas pela sul-coreana SK On.
Outros dados incluem:
O modelo poderá ser carregado por tomadas domésticas (nível 1), carregadores de 11 kW (nível 2) ou em estações rápidas de 120 kW (nível 3), utilizando o padrão NACS, com tempo estimado de recarga de 30 minutos (20 a 80%).
A Slate Auto pretende vender seus veículos exclusivamente por meio de canais digitais, com entregas realizadas próximas ao local do comprador e uma rede de assistência técnica nacional nos EUA. A reserva do veículo pode ser feita online com depósito reembolsável de US$ 50. A empresa afirma já ter recebido mais de 100 mil reservas.
O preço inicial anunciado é inferior a US$ 20 mil, considerando incentivos fiscais federais de até US$ 7.500. Sem os incentivos, o valor gira em torno de US$ 27.500. No entanto, especialistas do setor apontam que o valor final pode se aproximar dos US$ 35 mil quando configurado com acessórios, o que o colocaria na faixa de picapes médias como a Ford Maverick.
A Slate Auto afirma ter arrecadado US$ 700 milhões em rodadas anteriores e está em processo de captação de uma nova rodada (Série C). Apesar do interesse inicial, analistas observam riscos típicos enfrentados por startups do setor automotivo, como escalabilidade, custos crescentes, complexidade logística e incerteza regulatória.
Entre os desafios citados estão:
Segundo Stephanie Brinley, da S&P Global Mobility, o sucesso do projeto dependerá da capacidade de expansão do portfólio para modelos de quatro portas e novas categorias. “O primeiro produto abre a porta, mas a sustentabilidade do negócio será determinada pela diversificação”, disse.
O CEO da empresa, Chris Barman, destacou que o objetivo da Slate Auto é entregar um veículo acessível e personalizável, com produção nacional e controle de custos. “Não seguimos a mesma lógica da indústria tradicional. Começamos do zero com o que realmente é necessário”, afirmou.
A empresa ainda não anunciou projeções de vendas, metas de rentabilidade ou custos detalhados para a operação total.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Brasil condena ataque aéreo de Israel ao Irã e alerta para risco de conflito generalizado
Aiatolá Khamenei promete “punição severa” a Israel após ataque ao Irã
JBS estreia na Bolsa de Nova York e conclui dupla listagem com BDRs na B3
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando