Trem-bala de R$ 60 bilhões vai ligar SP ao RJ em 1h45; veja quanto vai custar a passagem
Publicado 27/03/2025 • 20:35 | Atualizado há 2 meses
ALERTA DE MERCADO
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam
Trump diz que não está “se acovardando” das tarifas: “Isso se chama negociação”, diz
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
O papel de Musk à frente do DOGE é “contínuo e permanente”, diz juiz federal
Número de turistas internacionais nos EUA diminui — prejuízos podem ser ‘assustadores’, estimam pesquisadores
Publicado 27/03/2025 • 20:35 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Trem-bala no Japão; primeira versão foi construída em 1964
Pexels
O primeiro trem de alta velocidade do Brasil, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, pode começar a operar em 2032. A informação foi dada pelo CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, que revelou detalhes do projeto em entrevista recente. O traçado de 417 quilômetros exigirá um investimento estimado em R$ 60 bilhões.
A proposta ganhou força após a aprovação do Marco Legal das Ferrovias, em 2021, que passou a permitir a construção de trens de alta velocidade no país. Em 2023, o governo federal firmou um acordo com a TAV Brasil, concedendo à empresa a responsabilidade pela construção e operação do trem-bala por um período de 99 anos.
Segundo Figueiredo, em entrevista à Exame, o percurso completo entre São Paulo e Rio levará 1h45min, com o trem alcançando velocidades de até 320 km/h. A passagem entre os dois extremos deve custar cerca de R$ 500, enquanto os bilhetes para as cidades intermediárias terão valor estimado em R$ 250, por trecho.
O plano prevê a construção de quatro estações ao longo do trajeto:
De acordo com projeções da empresa, o trem-bala poderá adicionar até R$ 168 bilhões ao PIB nacional e gerar R$ 36 bilhões em arrecadação tributária até 2055, além da criação de 130 mil empregos.
A legislação brasileira permite a desapropriação de terrenos próximos às estações para expansão da malha ferroviária, com possibilidade de construção de hotéis, centros comerciais e outros empreendimentos. A TAV também avalia a compra de terrenos privados para esse mesmo fim.
O projeto está atualmente na fase final do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), necessário para obter as licenças obrigatórias que permitirão o início das obras.
Figueiredo também confirmou que estão em andamento conversas com investidores internacionais — especialmente da China, da Espanha e de fundos árabes — para viabilizar os recursos necessários à execução do projeto.
O Japão foi o pioneiro mundial no uso de trens de alta velocidade, com a linha entre Tóquio e Osaka inaugurada em 1964. A China começou sua rede em 2008 e, desde então, já construiu 40 mil quilômetros — dois terços de toda a malha existente no mundo.
O pedido formal de autorização para a obra já foi protocolado junto ao Ministério dos Transportes, que está analisando a solicitação. A expectativa é que os estudos técnicos sejam concluídos até o final de 2026, permitindo o início da construção.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
A Ballena quer faturar R$ 160 milhões e “nadar” nos EUA
Azul entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
“O impacto no crédito é severo”, diz Febraban sobre aumento do IOF; governo negocia ajustes
Dona da Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Peugeot nomeia Antonio Filosa como novo CEO
TNT fecha patrocínio oficial com a NBA no Brasil