Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Vale inicia revisão estratégica das operações em Thompson, no Canadá
Publicado 23/01/2025 • 19:16 | Atualizado há 7 meses
Keurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi
Trump questiona se EUA podem ‘fazer negócios’ na Coreia do Sul antes da visita do presidente
Nvidia lança chip Jetson AGX Thor para impulsionar robótica com alta performance e IA
Intel alerta sobre riscos e incertezas após venda de 10% das ações ao governo Trump
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 23/01/2025 • 19:16 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Foto: Vale/Divulgação
Fachada da Vale.
A Vale anunciou que iniciou uma “revisão estratégica” de suas operações em Thompson, na província canadense de Manitoba, onde a mineradora possui atividades de exploração e mineração de níquel.
A revisão inclui a possibilidade de venda dos ativos da Vale Base Metals na região, mas não foram fornecidos detalhes sobre os resultados dessa avaliação.
A companhia explicou que a revisão faz parte de um processo de otimização de sua base de ativos, visando garantir a competitividade de seu portfólio de níquel. A Vale afirmou ainda que a conclusão desse processo está prevista para o segundo semestre de 2025.
As operações em Thompson estão localizadas no cinturão de níquel da região, que tem 135 quilômetros de extensão e é considerado um depósito comprovado.
A Vale informou que as atividades em Thompson incluem duas minas subterrâneas em operação, uma usina adjacente e oportunidades significativas de exploração na área.
No período de 12 meses até o terceiro trimestre de 2024, a produção de níquel da Vale em Thompson totalizou 10,5 mil toneladas métricas. A mineradora diz que continuará a perfuração de exploração para expandir as operações na região, com expectativa de manter a produção de níquel até pelo menos 2040.
A Vale afirmou que o cinturão de níquel de Thompson, onde suas operações estão localizadas, oferece grandes oportunidades de exploração.
Além de possuir um histórico de produção desde 1956, a área tem grande potencial para expandir suas operações. A mineradora também ressaltou que a continuidade da exploração pode garantir o fornecimento de níquel por muitos anos, mantendo a estabilidade das operações em Manitoba.
Embora a Vale tenha iniciado uma revisão estratégica, a empresa ainda não esclareceu se haverá mudanças nas operações atuais ou nos planos de investimento na região.
A mineradora informou que está avaliando as alternativas de forma cuidadosa, mas as decisões finais dependerão dos resultados dessa análise.
Mais lidas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Mercado imobiliário em alerta: entenda os motivos de queda na intenção de compra de imóveis
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Ações da Orsted caem 17% para mínima histórica após governo dos EUA suspender construção de projeto eólico
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade