Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Waymo suspende serviço de robotáxis em São Francisco após apagão
Publicado 21/12/2025 • 18:00 | Atualizado há 2 meses
ALERTA DE MERCADO:
Bitcoin atinge menor valor desde 2024 e negocia abaixo de US$ 65 mil
Ações da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata
Google supera expectativas de receita e projeta aumento significativo nos gastos com IA
China intensifica ameaças após decisão sobre o Canal do Panamá que deu vitória importante a Trump
Walmart atinge valor de mercado de US$ 1 trilhão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce
O que os ciclos passados do ouro dizem sobre o futuro do metal
Publicado 21/12/2025 • 18:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Justin Sullivan / Getty Images North America / Getty Images via AFP
Em vista aérea, robotáxis da Waymo estacionados em uma instalação própria
A Waymo, empresa de veículos autônomos pertencente à Alphabet, suspendeu seu serviço de transporte sem motorista na área da baía de São Francisco após apagões atingirem a cidade na tarde de sábado (20).
“Suspendemos temporariamente nossos serviços de transporte por aplicativo na área da baía de São Francisco devido à interrupção generalizada de energia”, disse um porta-voz da Waymo à CNBC. “Nossas equipes estão trabalhando em estreita coordenação com as autoridades municipais, e esperamos restabelecer nossos serviços em breve”.
À medida que os cortes de energia se espalharam, vídeos compartilhados em redes sociais mostraram múltiplos veículos da Waymo parados no trânsito em diferentes partes da cidade. O residente Matt Schoolfield relatou ter visto pelo menos três veículos parados por volta das 21h45 (horário local), incluindo um próximo ao cruzamento da Arguello Boulevard com a Geary Street. “Eles estavam simplesmente parando no meio da rua”, afirmou.
As interrupções de energia começaram por volta das 13h09 (horário local) de sábado e atingiram o pico cerca de duas horas depois, afetando aproximadamente 130 mil clientes, de acordo com a Pacific Gas and Electric (PG&E).
Até a manhã deste domingo (21), cerca de 21 mil clientes continuavam sem luz, principalmente no Presidio, Richmond District, Golden Gate Park e partes do centro de São Francisco.
Leia mais:
Defesa da Enel amplia explicações sobre o apagão
Qual é a BMW mais barata no Brasil? Veja opções mais acessíveis
A PG&E informou que o apagão foi causado por um incêndio em uma subestação que resultou em danos “significativos e extensos”, e ainda não forneceu um cronograma preciso para a restauração total. O prefeito de São Francisco, Daniel Lurie, confirmou que policiais, bombeiros e agentes de trânsito foram mobilizados e ressaltou que a “Waymo também interrompeu o serviço”.
No meio da interrupção, o CEO da Tesla, Elon Musk, publicou na rede social X: “Os Robotaxis da Tesla não foram afetados pelo apagão de SF”. No entanto, diferentemente da Waymo, a Tesla não opera um serviço de robotáxi sem motorista em São Francisco.
O serviço local de transporte da Tesla utiliza veículos equipados com o sistema “FSD (Supervised)”, que exige um motorista humano atrás do volante o tempo todo. De acordo com reguladores estaduais da Califórnia (DMV e CPUC), a Tesla não possui licenças para realizar testes ou serviços sem supervisão humana no estado.
Embora a Tesla pretenda se tornar uma gigante do setor, seu aplicativo de transporte atualmente opera apenas com supervisores de segurança humanos a bordo. A Waymo continua liderando a indústria no Ocidente, competindo diretamente com empresas chinesas como a Apollo Go (Baidu).
A Waymo não informou quando o serviço será retomado e não especificou se ocorreram colisões envolvendo seus veículos durante o período de falta de energia.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
3
Pátria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes
4
Quem é Matt Schlicht, o criador do Moltbook, rede social onde IAs conversam entre si
5
Inadimplência bate novo recorde no Brasil e atinge 8,9 milhões de empresas; entenda o impacto