CNBC Coreia do Sul aprova impeachment de presidente interino Han Duck-soo

Cinema & TV

Liderada por ‘Moana 2’, bilheteria de fim de ano pode ser a melhor dos EUA pós-pandemia

Publicado 27/11/2024 • 19:20

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O filme será acompanhado por 'Wicked' da Universal e 'Gladiador II' da Paramount, ambos em sua segunda semana de exibição nos cinemas norte-americanos.
  • Analistas de bilheteria acreditam que o fim de semana prolongado de Ação de Graças, que vai de quarta-feira a domingo, deve facilmente ultrapassar US$ 200 milhões (R$ 1 bilhão) em vendas de ingresso
  • A bilheteira doméstica está prestes a ter sua maior arrecadação de Ação de Graças desde a pandemia
Moana 2

Auli'i Cravalho dá voz a Moana em “Moana 2” da Disney

Divulgação/ Disney

A tríade de Moana 2, Wicked e Gladiador II é uma verdadeira tempestade perfeita para os cinemas neste Ação de Graças”, disse Shawn Robbins, diretor de análises da Fandango e fundador da Box Office Theory. “O feriado costumava ver grandes lançamentos que atraíam todos os públicos, mas isso tem sido um desafio para a indústria replicar na era pós-pandemia até agora. Este ano é bem diferente, com essa santa trindade de lançamentos de peso que podem ancorar alguns dos maiores resultados de bilheteira que o período de feriado já viu.”

A arrecadação do feriado de Ação de Graças não ultrapassa US$ 200 milhões desde 2019, de acordo com dados da Comscore. Atualmente, o fim de semana de Ação de Graças mais lucrativo foi em 2018, liderado por WiFi Ralph: Quebrando a Internet, Creed II e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, que juntos geraram US$ 315 milhões (R$ 1,575 bilhão) em vendas de ingressos. A segunda maior arrecadação para o período de feriado foi de US$ 294,2 milhões (R$ 1,471 bilhão) durante o mesmo período de cinco dias em 2013.

“O Dia de Ação de Graças é, sem dúvida, o período de feriado mais importante do ano para os cinemas, pois define o tom para a corrida de bilheteira no final do ano”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore. “A força das últimas semanas do ano determinará a receita total anual de bilheteira e sua percepção como um sucesso ou um fracasso para a indústria.”

Disney precisa de mais um sucesso de animação

E a Disney poderia usar mais um sucesso de animação. Após dominar a bilheteira de Ação de Graças por anos com títulos da Pixar e Disney Animation, a empresa não tem correspondido às expectativas com sua recente sequência de lançamentos.

Em 2016, Moana estreou no feriado de Ação de Graças, arrecadando US$ 82,1 milhões (R$ 410,5 milhões). No ano seguinte, Viva: A Vida é uma Festa arrecadou US$ 72,9 milhões (R$ 364,5 milhões) em sua estreia, e em 2018 WiFi Ralph: Quebrando a Internet somou US$ 84,8 milhões (R$ 424 milhões) durante o período de cinco dias. Pouco antes da pandemia, em 2019, Frozen II adicionou US$ 125 milhões (R$ 625 milhões) durante o feriado de Ação de Graças após estrear na semana anterior com mais de US$ 130 milhões (R$ 650 milhões).

Enquanto isso, Encanto, que chegou em meio à pandemia, conseguiu somar US$ 40,6 milhões (R$ 203 milhões) em 2021. Mundo Estranho fracassou, arrecadando apenas US$ 18,9 milhões (R$ 94,5 milhões) durante o período de feriado em 2022, e Wish arrecadou modestos US$ 31,6 milhões (R$ 158 milhões) em 2023. Nenhum filme de animação da Disney foi lançado no feriado de Ação de Graças em 2020.

No entanto, Moana 2 deve superar esses lançamentos pós-pandemia. O filme chega aos cinemas um ano após o primeiro filme ser nomeado o mais assistido entre crianças e famílias. Além disso, o público compareceu em massa para Divertida Mente 2 da Disney e Pixar durante o verão. Divertida Mente 2 estreou com US$ 154,2 milhões (R$ 771 milhões) domesticamente e arrecadou mais de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) globalmente durante toda a sua exibição.

MAIS EM Cinema & TV