Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Liderada por ‘Moana 2’, bilheteria de fim de ano pode ser a melhor dos EUA pós-pandemia
Publicado 27/11/2024 • 19:20 | Atualizado há 7 meses
Como a mudança de regime no Irã pode afetar os preços globais do petróleo
Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta
Tesla assina o primeiro acordo para construir a maior usina de energia a bateria em larga escala da China
“Dia de trabalho infinito”: funcionários estão exaustos, aponta relatório Microsoft
Irã diz que reserva todas as opções para defender sua soberania após ataques “indignantes” dos EUA e lança novos mísseis a Israel
Publicado 27/11/2024 • 19:20 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Moana 2, da Disney Animation.
Divulgação/ Disney
A tríade de Moana 2, Wicked e Gladiador II é uma verdadeira tempestade perfeita para os cinemas neste Ação de Graças”, disse Shawn Robbins, diretor de análises da Fandango e fundador da Box Office Theory. “O feriado costumava ver grandes lançamentos que atraíam todos os públicos, mas isso tem sido um desafio para a indústria replicar na era pós-pandemia até agora. Este ano é bem diferente, com essa santa trindade de lançamentos de peso que podem ancorar alguns dos maiores resultados de bilheteira que o período de feriado já viu.”
A arrecadação do feriado de Ação de Graças não ultrapassa US$ 200 milhões desde 2019, de acordo com dados da Comscore. Atualmente, o fim de semana de Ação de Graças mais lucrativo foi em 2018, liderado por WiFi Ralph: Quebrando a Internet, Creed II e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, que juntos geraram US$ 315 milhões (R$ 1,575 bilhão) em vendas de ingressos. A segunda maior arrecadação para o período de feriado foi de US$ 294,2 milhões (R$ 1,471 bilhão) durante o mesmo período de cinco dias em 2013.
“O Dia de Ação de Graças é, sem dúvida, o período de feriado mais importante do ano para os cinemas, pois define o tom para a corrida de bilheteira no final do ano”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore. “A força das últimas semanas do ano determinará a receita total anual de bilheteira e sua percepção como um sucesso ou um fracasso para a indústria.”
E a Disney poderia usar mais um sucesso de animação. Após dominar a bilheteira de Ação de Graças por anos com títulos da Pixar e Disney Animation, a empresa não tem correspondido às expectativas com sua recente sequência de lançamentos.
Em 2016, Moana estreou no feriado de Ação de Graças, arrecadando US$ 82,1 milhões (R$ 410,5 milhões). No ano seguinte, Viva: A Vida é uma Festa arrecadou US$ 72,9 milhões (R$ 364,5 milhões) em sua estreia, e em 2018 WiFi Ralph: Quebrando a Internet somou US$ 84,8 milhões (R$ 424 milhões) durante o período de cinco dias. Pouco antes da pandemia, em 2019, Frozen II adicionou US$ 125 milhões (R$ 625 milhões) durante o feriado de Ação de Graças após estrear na semana anterior com mais de US$ 130 milhões (R$ 650 milhões).
Enquanto isso, Encanto, que chegou em meio à pandemia, conseguiu somar US$ 40,6 milhões (R$ 203 milhões) em 2021. Mundo Estranho fracassou, arrecadando apenas US$ 18,9 milhões (R$ 94,5 milhões) durante o período de feriado em 2022, e Wish arrecadou modestos US$ 31,6 milhões (R$ 158 milhões) em 2023. Nenhum filme de animação da Disney foi lançado no feriado de Ação de Graças em 2020.
No entanto, Moana 2 deve superar esses lançamentos pós-pandemia. O filme chega aos cinemas um ano após o primeiro filme ser nomeado o mais assistido entre crianças e famílias. Além disso, o público compareceu em massa para Divertida Mente 2 da Disney e Pixar durante o verão. Divertida Mente 2 estreou com US$ 154,2 milhões (R$ 771 milhões) domesticamente e arrecadou mais de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) globalmente durante toda a sua exibição.
Mais lidas
EUA emitem 'alerta mundial' para americanos devido a conflito no Oriente Médio
Exército de Israel diz ter realizado ataques a alvos militares no Irã
EUA pedem à China que impeça o Irã de fechar o Estreito de Ormuz e afetar o fluxo global de petróleo
Entenda o uso do B2 na ação aérea dos EUA; cada avião custa cerca de 2 bilhões de dólares
British Airways cancela voos de Londres para Dubai e Doha após ataques dos EUA