CNBC
Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros, como bancos ou outras instituições, para funcionar.

CNBC Bitcoin ultrapassa US$ 120 mil, atingindo recordes antes da ‘Semana Cripto’ nos EUA

Esportes

Eurocopa feminina traz ganhos para o turismo da Suíça, com aumento de 27% nos gastos

Publicado 14/07/2025 • 16:38 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O torneio de futebol feminino Euro 2025 gerou um aumento de 12% no número de visitantes e um aumento de 27% nos gastos na Suíça durante sua primeira semana, de acordo com dados da Visa compartilhados exclusivamente com a CNBC.
  • O esporte feminino teve um aumento expressivo de popularidade nos últimos cinco anos, com a Euro 2022 quebrando recordes de audiência e público.
  • O torneio deste ano vendeu 600 mil ingressos antecipadamente e está atraindo fãs de esportes da Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, Polônia, EUA e outros países.

Divulgação Instagram UEFA WEURO 2025

Jogo entre Holanda e França, no dia 13 de julho de 2025.

O atual boom do futebol feminino está impulsionando os gastos com turismo na Suíça neste verão (no hemisfério norte), com a chegada de visitantes internacionais para a Eurocopa 2025. O número de viajantes à Suíça aumentou 12% em relação ao ano anterior na primeira semana da competição, de acordo com dados compartilhados exclusivamente com a CNBC pela gigante de pagamentos Visa, com base em seus titulares de cartão.

O número de visitantes da Alemanha, Polônia e Holanda aumentou 25%, as chegadas do Reino Unido aumentaram 20%, enquanto Itália e França tiveram aumentos de 15% e 10%, respectivamente.

Leia mais
Chelsea, campeão do Mundial de Clubes, leva prêmio de US$ 40 milhões
Curiosidades fascinantes sobre Wimbledon

Enquanto isso, os gastos aumentaram 27% na semana que começou em 2 de julho nos locais-sede do país, que incluem Basileia, Berna, Genebra e Zurique, bem como nas cidades menores de St. Gallen, Sion e Thun.

O faturamento em restaurantes quase dobrou em Berna, enquanto os gastos com entretenimento mais que triplicaram nas pitorescas margens do lago de Thun, que sediou Noruega x Islândia e Espanha x Bélgica na semana passada.

Os gastos com produtos de varejo na Suíça aumentaram 30%, o que, segundo o diretor de marketing da Visa Europa, Kim Kadlec, mostrou o “poderoso efeito cascata” do torneio, com um aumento nos gastos do consumidor em tempo real em todos os setores.

A cidade de Thun, na Suíça. Os gastos dos visitantes aumentaram 25% em relação ao ano anterior, por sediar as partidas de futebol feminino da Euro 2025.

A visão de grandes estádios lotados para partidas de futebol feminino — que agora são esperadas ao longo da Euro 2025 — parecia distante. O esporte feminino só começou a se profissionalizar em nível de clubes, essencial para o desenvolvimento geral de talentos, na década de 2010.

A Euro 2022, sediada pela Inglaterra, provou ser um sucesso marcante em termos de alcance, com mais de uma década de investimentos esportivos de base, novos e ampliados acordos de transmissão e aumento do interesse do público e da mídia se concretizando.

O público de quase 90 mil pessoas na final da Inglaterra contra a Alemanha, no Estádio de Wembley, em Londres, foi o maior da história para uma final da Eurocopa, tanto masculina quanto feminina. As vendas de ingressos para o torneio quase quadruplicaram, chegando a 60 milhões de euros (US$ 70 milhões), e a audiência global de TV ao vivo saltou para 365 milhões, de 178 milhões em 2017 e 116 milhões em 2013.

Avanços para o esporte global também incluem o acordo de igualdade salarial firmado nos Estados Unidos em 2022 pela US Soccer e um acordo de direitos de transmissão de cinco anos com as emissoras Sky Sports e BBC para a Liga Inglesa de Futebol Feminino, a partir de 2025, que deve dar alcance sem precedentes às partidas. Esses avanços ocorrem mesmo com o tamanho dos acordos, o financiamento geral e a audiência ainda sendo ofuscados pelo poder do futebol masculino, o esporte mais assistido do mundo.

Jogo entre Polônia e Dinamarca, no dia 13 de julho de 2025. Divulgação Instagram UEFA WEURO 2025

Novos recordes já estão sendo quebrados na Euro 2025, com a venda antecipada de ingressos totalizando 600 mil, com ingressos esgotados em 22 das 31 partidas. Desse total, 35% foram adquiridos por visitantes internacionais, segundo a UEFA, órgão organizador.

“Já são 61 mil alemães, 41 mil ingleses, 16 mil franceses, 15 mil holandeses e 5 mil americanos”, disse Nadine Kessler, diretora da UEFA para o futebol feminino, em um comunicado no mês passado.

“Acho que chegamos a 114 nacionalidades e é exatamente isso que queremos – algo inédito no futebol feminino – e mostra que aprendemos as lições certas com a Inglaterra 2022.”

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Esportes