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“O Brasil foi o país que mais cresceu entre os 10 maiores mercados musicais do mundo”, diz head de música do Spotify Brasil
Publicado 06/06/2025 • 14:05 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 06/06/2025 • 14:05 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Em 2024, o Spotify pagou R$ 1,6 bilhão em royalties para artistas brasileiros. O dado foi confirmado por Carolina Alzuguir, head de música do Spotify Brasil, em entrevista sobre o desempenho do setor no país ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“O Brasil foi o país que mais cresceu entre os 10 maiores mercados musicais do mundo”, afirmou a executiva. Segundo ela, o consumo de música brasileira aumentou 20% no ano, com 25 milhões de horas de músicas nacionais ouvidas na plataforma.
A música brasileira também ganhou mais espaço no exterior. Foram criadas 815 milhões de playlists com faixas brasileiras no mundo, e o consumo de artistas femininas cresceu 51% fora do país em 2024, acumulando alta de 150% nos últimos 11 anos. Carolina destacou que gêneros como funk e trap tiveram forte ascensão no período.
Artistas como Henrique & Juliano, Ana Castela e Anitta lideraram as audiências no Brasil em 2023. Anitta, inclusive, alcançou o primeiro lugar global em execuções na plataforma. Outro exemplo recente citado por Carolina foi o artista independente Veigh, que teve o álbum mais ouvido no mundo na semana de lançamento.
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Segundo a head de música do Spotify Brasil, 70% dos royalties gerados no país em 2023 e 2024 foram destinados a artistas independentes, que utilizam distribuidoras em vez de gravadoras. “O Spotify democratizou o acesso à música e à audiência, permitindo que os artistas se conectem diretamente com seus fãs”, explicou.
Para auxiliar na divulgação e monetização, a plataforma oferece ferramentas como páginas de contagem regressiva para lançamentos e pré-saves de álbuns, além de notificações para os seguidores. Carolina ressaltou que a empresa mantém o relatório Loud & Clear, que divulga dados transparentes sobre os pagamentos e a economia do streaming.
A área de podcasts, embora separada da divisão de música no Spotify Brasil, também apresentou crescimento, segundo Carolina. Ela informou que, além de anúncios e merchandising, a empresa está desenvolvendo novas formas de monetização para os criadores de conteúdo.
O Spotify encerrou 2024 com 678 milhões de usuários ativos no mundo, sendo 268 milhões assinantes pagos. A América Latina representa 22% dos usuários ativos mensais da plataforma e 23% dos assinantes globais.
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