Placa de boas-vindas na Reunião Anual de Acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha, Nebraska, em 2 de maio de 2025.

CNBC O ‘bazar’ do encontro da Berkshire apresenta Buffett Squishmallows, livro comemorativo de 60 anos e máquina de garra gigantes

Entretenimento

Star Wars Day: saga movimenta R$13,5 milhões no Brasil

Publicado 04/05/2025 • 10:00 | Atualizado há 20 horas

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O mercado de brinquedos licenciados da franquia Star Wars no Brasil continua a crescer, impulsionado por adultos que, desde a infância, desenvolveram uma conexão com a saga.
  • Esse crescimento é atribuído principalmente aos chamados "Kidults", adultos que buscam reviver suas memórias afetivas por meio do consumo de brinquedos.
Star Wars Day: saga movimenta R$13,5 milhões no Brasil

Foto: Lucasfilm

O mercado de brinquedos licenciados da franquia Star Wars no Brasil continua a crescer, impulsionado por adultos que, desde a infância, desenvolveram uma conexão com a saga. Dados da Circana apontam que, em 2024, a licença Star Wars movimentou R$ 13,5 milhões no país, marcando um aumento de 4% em unidades vendidas em comparação ao ano anterior, com 92 mil unidades comercializadas.

Esse crescimento é atribuído principalmente aos chamados “Kidults”, adultos que buscam reviver suas memórias afetivas por meio do consumo de brinquedos. A categoria voltada para esse público teve um aumento de 6% em 2024, destacando-se a linha de blocos de montar, que registrou um aumento de 8% no faturamento, especialmente os Blocos de Montar Standard.

Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana, explica que o engajamento com a franquia Star Wars se mantém forte. “Apesar do tempo e das mudanças, a franquia segue se expandindo com novas séries e conteúdos, como O Mandaloriano, Obi-Wan Kenobi, Ahsoka e Andor, que mantêm o interesse vivo entre as diferentes gerações”, afirmou.

Embora 48% das vendas sejam concentradas no Sudeste, o Sul do Brasil teve o maior crescimento, com aumento de 11% no faturamento em relação a 2023. O canal especializado continua a ser o maior responsável pelas vendas, representando 59% do volume, mas foi o varejo generalista que teve o maior crescimento, com aumento de 6% no faturamento.

Os produtos mais vendidos incluem as figuras de ação Star Wars Olympus 24cm Assortment, da Hasbro, e a nave Millennium Falcon da Lego. Com um preço médio de R$ 179 por item, Star Wars se firma como uma marca que mistura nostalgia e inovação, atraindo fãs de todas as idades e se consolidando como um forte impulsionador do mercado de brinquedos licenciados no Brasil.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Entretenimento