CNBC

CNBCPor que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?

Evento Times Brasil | CNBC e Financial Times

CEO da Zurich Brasil: setor de seguros tem R$ 2 trilhões sob gestão e busca ativos ambientais confiáveis

Publicado 19/08/2025 • 19:14 | Atualizado há 4 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O painel “Nature-based solutions – Embedding biodiversity in corporate and investment strategies”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu lideranças empresariais e especialistas para debater como integrar a biodiversidade às estratégias corporativas e de investimento.
  • A sessão contou com Edson Franco (CEO da Zurich Brasil), Andrea Resende (Investment Manager da Impact Earth), Gabriel Quijandría (diretor regional para a América do Sul da IUCN) e Ilona Szabó de Carvalho (presidente do Instituto Igarapé).

O painel “Nature-based solutions – Embedding biodiversity in corporate and investment strategies”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu lideranças empresariais e especialistas para debater como integrar a biodiversidade às estratégias corporativas e de investimento.

Leia mais:
Secretária do governo de SP anuncia plano climático em debate sobre transição energética

A sessão contou com Edson Franco (CEO da Zurich Brasil), Andrea Resende (Investment Manager da Impact Earth), Gabriel Quijandría (diretor regional para a América do Sul da IUCN) e Ilona Szabó de Carvalho (presidente do Instituto Igarapé).

Biodiversidade como oportunidade de investimento

Edson Franco, CEO da Zurich Brasil, ressaltou o papel do setor segurador como investidor institucional e a necessidade de fortalecer a credibilidade dos projetos de biodiversidade e créditos de carbono.

“O setor de seguros no Brasil administra aproximadamente R$ 2 trilhões em reservas matemáticas, sendo responsável pelo financiamento de 13% a 14% da dívida pública nacional. Temos capacidade de investir, mas precisamos de projetos consistentes e regulados, que possam ser registrados como ativos nos balanços”, afirmou.

Segundo Franco, um dos caminhos está em mecanismos como seguros de performance, que garantem que projetos ambientais atinjam os resultados esperados. “Isso ajudaria a criar ativos confiáveis e fortalecer o mercado de investimentos ligados à biodiversidade”, completou.

Natureza como ativo estratégico

O painel destacou ainda que mais de 50% do PIB global depende de ecossistemas saudáveis, reforçando a biodiversidade como ativo estratégico para empresas e governos. A América Latina, que concentra 40% da biodiversidade mundial, incluindo a Amazônia, foi apontada como região-chave para liderar a transição para uma economia positiva para a natureza.

As discussões abordaram desde o uso de soluções baseadas na natureza, como restauração de ecossistemas e práticas regenerativas, até inovações financeiras, como créditos de biodiversidade e reforestation bonds, além do papel de instituições financeiras e investidores no financiamento de projetos sustentáveis.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Evento Times Brasil | CNBC e Financial Times