CNBC
Homem acompahando gráficos de ações na B3

CNBCInabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?

bandeira eua

Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra comercial

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária que afeta os mercados pelo mundo.

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

Live

19H03

O Grupo Volkswagen anunciou que deve investir 160 bilhões de euros (US$ 186 bilhões) até 2030, afirmou o presidente Oliver Blume. A declaração foi dada durante o semanário Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. A decisão reflete a estratégia de contenção de gastos no momento em que a maior fabricante de veículos da Europa enfrenta forte pressão nos dois mercados mais críticos para o grupo: Estados Unidos e China. Saiba Mais.

19H02

A decisão do governo Donald Trump de cortar de 25% para 15% as tarifas sobre veículos importados da Coreia do Sul deve aliviar bilhões em custos para Hyundai e General Motors, duas das montadoras mais afetadas pelo tarifaço imposto no início do ano. Saiba Mais.

19H01

O presidente americano Donald Trump conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre tarifas aplicadas a produtos brasileiros. Após a conversa, os dois falaram sobre a ligação, trocaram elogios e afirmaram que devem voltar a se encontrar em breve. Segundo Trump, a conversa foi “muito boa” e trouxe otimismo em relação a futuras parcerias. O diálogo, que durou cerca de 40 minutos, segundo o Planalto, teve como foco principal as sanções e questões comerciais. Saiba Mais.

18H59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para cobrar a retirada de tarifas ainda impostas a produtos brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, Lula pediu que Washington avance rapidamente na redução das sobretaxas que continuam atingindo exportações nacionais, apesar da recente suspensão do adicional de 40% sobre itens como carne, café e frutas. Saiba Mais.

18H57

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira (28), que o governo tem pressa nas negociações com o governo americano para reverter as alíquotas mais altas, de até 50%, sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos. O tarifaço norte-americano ainda atinge 22% das exportações brasileiras ao país, em especial produtos da indústria, como máquinas e equipamentos. Saiba Mais.

19H37

O advogado norte-americano Martin De Luca, representante da Trump Media e da plataforma Rumble, criticou neste sábado (20) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em publicação na plataforma X, De Luca classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “má fé” e um ato de desrespeito à administração de Donald Trump, ocorrendo um dia após os Estados Unidos suavizarem tarifas comerciais sobre o Brasil. Saiba Mais.

14H12

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) comemora a retirada total das tarifas impostas pelos Estados Unidos às importações de cafés especiais do Brasil. A mudança, oficializada na quarta-feira (20) por meio de uma nova Ordem Executiva assinada pelo presidente americano Donald Trump, elimina tanto a tarifa-base de 10% quanto o adicional de 40% aplicado desde agosto. Saiba Mais.

21H35

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que está feliz com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cortar as tarifas extras de 40% de alguns produtos brasileiros, como café, carne e frutas. As declarações foram dadas durante participação na abertura oficial do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Saiba Mais.

21H27

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% sobre 249 produtos agrícolas brasileiros representa um avanço na atualização da agenda comercial entre os dois países. Segundo ele, a medida reforça o peso da relação bilateral construída ao longo de 200 anos. Saiba Mais.

20H45

Interlocutores do Ministério das Relações Exteriores avaliam que os Estados Unidos fizeram um “gesto inicial” ao Brasil ao retirar produtos como carne e café do tarifaço, com o objetivo de prosseguir nas negociações bilaterais. Saiba Mais.

;