CNBC

CNBC Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças

Ações

Bolsas dos EUA têm desempenho misto com avanço de projeto de lei fiscal de Trump; Tesla cai

Publicado 01/07/2025 • 20:32 | Atualizado há 6 horas

AFP

KEY POINTS

  • O Senado aprovou a proposta de Trump para estender cortes tributários e reduzir gastos sociais, gerando otimismo no Dow (+0,9%) mas preocupação com acréscimo de US$ 3 tri (R$ 15 tri) à dívida americana, derrubando S&P 500 (-0,1%) e Nasdaq (-0,8%).
  • Atividade industrial encolheu pelo 4º mês consecutivo (junho), enquanto Tesla caiu 5,3% após Musk criticar o projeto ("desperdício") e Trump ameaçar represálias, criando "incerteza política" sobre subsidiárias.
  • GM (+5,7%) e Ford (+4,6%) lideraram ganhos após alta nas vendas do 2º trimestre, impulsionadas por consumidores que aceleraram compras para fugir de tarifas — contraponto ao tombo da Tesla.
New York Stock Exchange

New York Stock Exchange

Pexels

As ações em Wall Street fecharam mistas na terça-feira (1º) depois que o Senado aprovou, por pouco, o gigantesco projeto de lei de Trump, enviando a medida de volta à Câmara dos Representantes, onde a votação também deve ser apertada.

Os investidores do mercado de ações estão animados com a possibilidade de extensão dos cortes de impostos, mas preocupados com as projeções de que a medida adicionará cerca de 3 trilhões de dólares (aproximadamente 15 trilhões de reais) à dívida nacional dos EUA. O índice Dow Jones Industrial Average subiu 0,9%, alcançando 44.494,94 pontos.

Leia também

Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk

Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA

Por outro lado, o S&P 500, que abrange diversos setores, caiu 0,1%, fechando em 6.198,01 pontos, enquanto o Nasdaq Composite Index, rico em tecnologia, recuou 0,8%, para 20.202,89 pontos. Tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq haviam fechado em recordes na segunda-feira (30).

Atividade manufatureira dos EUA e queda da Tesla

Dados divulgados na terça-feira (1º) mostraram que a atividade manufatureira dos EUA encolheu em junho pelo quarto mês consecutivo, embora em um ritmo mais lento do que no mês anterior. O relatório foi divulgado antes de dados importantes dos EUA no final da semana, incluindo o muito aguardado relatório mensal de empregos.

Entre as empresas individuais, a Tesla caiu 5,3% depois que o CEO da empresa de carros elétricos, Elon Musk, entrou em atrito com Trump sobre o projeto de lei de impostos e gastos. Após Musk criticar a legislação como sendo desperdiçadora e equivocada, Trump alertou sobre represálias contra a Tesla e outros empreendimentos de Musk. “Esse conflito de alto nível introduz risco político”, disse o Briefing.com sobre a disputa.

“A natureza pessoal do conflito, amplificada pelos comentários de Trump que sugerem a dependência da Tesla em subsídios para sobreviver, gerou temores de mudanças mais amplas nas políticas direcionadas ao império empresarial de Musk. Essa incerteza política abala a confiança dos investidores.”

Enquanto isso, as montadoras rivais General Motors e Ford subiram 5,7% e 4,6%, respectivamente, após relatarem um aumento nas vendas de automóveis nos EUA no segundo trimestre, à medida que os consumidores aceleraram as compras para se antecipar às tarifas dos EUA.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Ações