CNBC

CNBCTaxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC

Bolsa de Valores

Bolsas da Europa fecham em alta com alívio político na França e expectativa de cortes de juros nos EUA

Publicado 16/10/2025 • 03:39 | Atualizado há 20 horas

KEY POINTS

  • As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (16), à medida que investidores assimilam o alívio na turbulência política da França.
  • As tensões econômicas entre Washington e Pequim e a temporada de balanços corporativos também permanecem no radar do mercado.
  • O primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, sobreviveu a dois votos de desconfiança no Parlamento que poderiam ter derrubado seu frágil novo governo.
Bolsas da Europa.

Pexels

Bolsas de Nova York

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (16), à medida que investidores assimilam o alívio na turbulência política da França e as perspectivas de queda de juros nos Estados Unidos, após nova rodada de discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.

As tensões econômicas entre Washington e Pequim e a temporada de balanços corporativos também permanecem no radar do mercado.

Em Londres, Lisboa e Paris, as bolsas fecharam nas máximas do dia, segundo cotações preliminares. O FTSE 100 subiu 0,12%, aos 9.436,09 pontos; o PSI 20 avançou 1,08%, aos 8.340,83 pontos; e o CAC 40 teve alta de 1,38%, aos 8.188,59 pontos. Já em Frankfurt, o DAX registrou elevação de 0,38%, a 24.272,93 pontos, após oscilar perto da estabilidade durante a sessão.

Em Milão, o FTSE MIB avançou 1,12%, a 42.374,18 pontos, enquanto em Madri o Ibex 35 fechou em alta de 0,33%, a 15.643,50 pontos.

Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham mistas, com recorde em Seul e cautela em outras parte por tensão comercial

O primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, sobreviveu a dois votos de desconfiança no Parlamento que poderiam ter derrubado seu frágil novo governo. O próximo desafio do premiê será aprovar o orçamento fiscal de 2026, mas a vitória reduz parte das preocupações com o impasse político francês.

Investidores também reagiram a resultados corporativos acima do esperado de empresas europeias, como a LVMH, do setor de luxo, e a ASML, fabricante holandesa de chips. Além disso, o balanço da taiwanesa TSMC impulsionou o apetite global por ativos de tecnologia, após a companhia elevar sua projeção de receita com o avanço da inteligência artificial (IA).

Em Zurique, a gigante de alimentos Nestlé saltou mais de 9% depois de divulgar vendas mais fortes no terceiro trimestre e anunciar planos de corte de até 16 mil empregos.

No front macroeconômico, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu apenas 0,1% na comparação mensal de agosto, o que ofuscou o resultado melhor do que o esperado da produção industrial britânica.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;