CNBC

EXCLUSIVO: Amazon AWS anuncia aporte de mais de R$ 1 trilhão para acelerar era da Inteligência Artificial

Bolsa de Valores

Bolsas de NY: Inflação mais leve não impede segunda queda semanal consecutiva

Publicado 13/02/2026 • 18:42 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O S&P 500 registrou uma alta de 0,2% em janeiro e ficou ligeiramente abaixo do que era esperado pelo mercado financeiro.
  • Os investidores demonstraram preocupação com o impacto da inteligência artificial em setores tradicionais, provocando quedas acentuadas em empresas de mídia, logística e bancos.
  • Apesar do alívio nos dados da inflação, as principais bolsas de Nova York fecharam em baixa e acumularam a segunda semana consecutiva de resultados negativos.
Bolsas da Europa.

Pixabay

Bolsas de Nova York

O S&P 500 fechou pouco acima da estabilidade nesta sexta-feira (13), registrando sua segunda perda semanal consecutiva, já que um relatório importante sobre a inflação ao consumidor, que veio ligeiramente mais leve do que o esperado, não conseguiu desencadear uma recuperação substancial.

O S&P 500 subiu 0,05%, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,22%. O Dow Jones Industrial Average avançou 0,10%, para 49.500,93 pontos

O Bureau of Labor Statistics informou que o índice de preços ao consumidor (CPI) — que mede os custos de bens e serviços na economia dos EUA — subiu 0,2% em janeiro, refletindo um ganho de 2,4% em base anualizada. Esperava-se que o indicador de inflação mostrasse um aumento de 0,3% na comparação mensal e um avanço de 2,5% em relação ao ano anterior, de acordo com economistas consultados pela Dow Jones.

Ao excluir os preços voláteis de alimentos e energia, o núcleo do CPI veio em linha com as expectativas, com 0,3% no mês e 2,5% na comparação anual.

“Isso deve ser uma notícia bem-vinda para os mercados e para o provável futuro presidente do Fed, Kevin Warsh”, disse Phil Blancato, estrategista-chefe de mercado da Osaic. “Estes são dados de apenas um mês, mas se a tendência continuar, deve abrir caminho para taxas de juros mais baixas e uma inflação controlada”.

A inflação também “não está alheia” aos temores existentes entre os investidores de que a inteligência artificial desrompa o potencial de receita em vários setores, de acordo com Keith Buchanan, da Globalt Investments.

Leia mais:
Ibovespa B3 fecha em queda em dia de pressão sobre commodities e cautela pré-Carnaval
Petróleo fecha em alta com novas perspectivas de oferta global

Embora o dado do CPI desta sexta-feira “não tenha nada a ver com o que estamos prevendo” em termos de interrupção da indústria, o mercado ainda está tentando entender o que a IA e sua implementação em toda a economia realmente significam, disse ele, observando que isso está criando “pressão de alta no desemprego”, bem como “pressão de baixa na inflação”.

“Como achávamos que todos iriam ganhar e que não haveria um perdedor?”, disse o gestor sênior de portfólio à CNBC. Os temores de interrupção pela IA abalaram o mercado esta semana, espalhando-se além da recente liquidação vista no setor de software e atingindo o setor imobiliário, de transporte e de serviços financeiros.

As ações financeiras Charles Schwab e Morgan Stanley caíram 10% e 5% esta semana, respectivamente, enquanto a ação de software Workday caiu 10% no período. As ações da empresa de imóveis comerciais CBRE perderam 15% no acumulado da semana.

Esses temores se estenderam também para a indústria de mídia, atingindo ações como Walt Disney e Netflix. As ações da Disney recuaram 3% na semana, enquanto as da Netflix caíram 6%. “Os investidores não mostram piedade por nada que seja visto como um perdedor da IA. A lista cresce a cada dia, impulsionando a divergência entre os setores da nova e da velha economia e entre as ações dos EUA e do resto do mundo”, disse o analista do Barclays, Emmanuel Cau.

“Em meio a uma ação de preços errática e temores de que a interrupção pela IA se transforme em um problema macro/de crédito mais amplo, o cenário de crescimento, juros e lucros está adequado”.

Embora o S&P 500 tenha se movido pouco nesta sexta-feira, ele ainda caminha para uma semana de perdas, junto com as outras duas principais médias. O S&P 500 e o Dow Jones de 30 ações caíram mais de 1%, e o Nasdaq, focado em tecnologia, deve ter uma queda de cerca de 2% no período.

A gigante de semicondutores Applied Materials foi um ponto positivo na sessão de hoje, saltando 8% impulsionada por fortes resultados de lucros e perspectivas encorajadoras. A Airbnb também foi vencedora, com as ações subindo 4%, à medida que os investidores aplaudiram a orientação otimista da empresa de aluguel.

As ações do Pinterest, por outro lado, caíram 18% após a empresa divulgar resultados do quarto trimestre que vieram abaixo das expectativas e emitir uma previsão fraca.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores

;