CNBC

CNBCTarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’

Bolsa de Valores

Bolsas europeias fecham em queda, com inflação na zona do euro e bancos britânicos em baixa

Publicado 29/08/2025 • 15:27 | Atualizado há 2 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • As bolsas europeias terminaram o pregão em baixa, num dia marcado pela divulgação de dados de inflação na Europa e nos EUA.
  • O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia com baixa de 0,64%, aos 550,14 pontos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,32%, fechando em 9.187,34 pontos.
  • Os índices de preços ao consumidor na Itália, França e Espanha indicam que a inflação na zona do euro deve continuar girando em torno de 2%, a meta estabelecida pelo BCE.
Bolsas da Europa.

Bolsas da Europa

Pixabay

As bolsas europeias encerraram o pregão desta sexta-feira (29) em queda, em um dia marcado pela divulgação de indicadores de inflação na Europa e nos Estados Unidos.

Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) reforçou a leitura de que o Banco Central Europeu (BCE) deve manter uma postura mais conservadora. Já nos EUA, os dados de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) não alteraram de forma significativa as expectativas em relação à política monetária do Federal Reserve (Fed).

Seguindo o movimento já observado em países como Itália e Polônia, os bancos do Reino Unido registraram queda generalizada, em meio ao risco de novos impostos sobre o setor.

Na França, apesar da ausência de novidades na crise local, a bolsa de Paris acumulou uma desvalorização superior a 3% na semana.

Desempenho dos principais índices europeus

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia em baixa de 0,64%, aos 550,14 pontos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,32%, fechando em 9.187,34 pontos.

Em Frankfurt, o DAX recuou 0,50%, aos 23.919,62 pontos. Já em Paris, o CAC 40 teve queda de 0,76%, encerrando a 7.703,90 pontos e acumulando uma perda de 3,34% na semana. Os números ainda são preliminares.

Entre os bancos britânicos, o desempenho foi negativo: Barclays caiu 2,74%, NatWest recuou 4,93%, HSBC perdeu 0,95% e Lloyds caiu 3,38%.

Leia mais:
Dívida Bruta do Governo Geral tem ligeira alta e fica em 77,6% do PIB em julho
EUA prorrogam isenções a parte de produtos chineses por mais 90 dias

O movimento ocorreu após uma reportagem do Financial Times apontar preocupações crescentes de que o governo britânico possa adotar novos impostos sobre os bancos para equilibrar as contas públicas.

O Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas (IPPR), think tank britânico, sugeriu que a chanceler do Tesouro, Rachel Reeves, utilize um orçamento extraordinário para taxar os juros das reservas que os bancos mantêm junto ao Banco da Inglaterra (BoE).

Inflação na zona do euro e implicações para o BCE

Os índices de preços ao consumidor divulgados em Itália, França e Espanha indicam que a inflação na zona do euro deve permanecer próxima de 2%, em linha com a meta do Banco Central Europeu (BCE).

Para a consultoria Capital Economics, os números reforçam a perspectiva de manutenção dos juros por mais tempo. Na Alemanha, o CPI avançou 2,2% em agosto, após alta de 2% em julho, acima da projeção de 2,1% feita por analistas.

Segundo Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, a combinação entre menor incerteza no comércio e inflação persistente pode levar o BCE a adiar cortes de juros em setembro.um possível acordo entre Estados Unidos e União Europeia pode baixar as tarifas sobre carros europeus de 27,5% para 15%, o que traria um alívio para o setor automotivo.

Indicadores econômicos e movimentação nos mercados locais

A Itália confirmou uma retração de 0,1% no PIB do segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior. Já a França registrou um crescimento de 0,3% no mesmo período.

Em Milão, as ações do UniCredit caíram 0,18% após o banco anunciar o aumento de sua participação no grego Alpha Bank, alcançando cerca de 26% do capital. O índice FTSE MIB fechou em baixa de 0,59%, aos 42.196,20 pontos.

Em Madri, o Ibex 35 recuou 0,90%, para 14.935,80 pontos, perdendo o patamar dos 15 mil. Em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,55%, encerrando a sessão em 7.760,08 pontos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores