Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lote residual de restituição do Imposto de Renda libera R$ 300 milhões; saiba como consultar
Publicado 25/03/2026 • 17:40 | Atualizado há 6 meses
Ações brasileiras disparam com Bolsonaro agora visto como grande favorito para vencer a presidência
Chefe da Saudi Aramco diz que recomposição dos estoques globais de petróleo pode levar dois anos
Executivos da Anthropic, OpenAI, Google e Meta devem depor em audiência do Conselho Municipal de Nova York sobre os riscos da IA
Marco de US$ 6 trilhões da Nvidia se aproxima; veja quando traders de opções esperam que aconteça
Primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez antecipa eleições após protestos contra a crise habitacional
Publicado 25/03/2026 • 17:40 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Foto: reprodução/Agência Brasil
Imposto de Renda: última semana para enviar a declaração; veja data final
A Receita Federal liberou a consulta do lote residual de restituição do Imposto de Renda. A verificação pode ser feita pela internet ou aplicativo oficial.
A medida atende contribuintes que regularizaram pendências e agora podem receber a restituição, além de incluir valores residuais de anos anteriores, de acordo com a Agência Brasil.
Cerca de 87 mil contribuintes estão contemplados neste lote; o total a ser pago chega a R$ 300 milhões. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, ou por meio do aplicativo disponível para celulares e tablets.
Leia também:
Esse lote é voltado exclusivamente para quem tem prioridade no reembolso. Entre os beneficiados estão contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e também aqueles que indicaram chave Pix para receber a restituição.
A maior parte dos valores será destinada a contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como forma de recebimento.
Siga o Times | CNBC no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Siga o Times | CNBCTambém entram na lista pessoas com idade entre 60 e 79 anos, idosos acima de 80 anos, professores cuja principal fonte de renda é o magistério e contribuintes com deficiência ou doença grave.
Leia também: IR 2026: série com 22 episódios promete tirar dúvidas e evitar erros na declaração
O pagamento está previsto para o dia 31 de março, e o valor será depositado diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso o contribuinte não apareça neste lote, a orientação é acessar o sistema e-CAC para verificar possíveis pendências. Se houver erro, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se o valor não for creditado, por exemplo, em caso de conta desativada, a restituição ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Leia também: Imposto de Renda: tudo que você precisa saber sobre as regras da Receita para 2026
Após esse prazo, será necessário solicitar o valor novamente pelo portal e-CAC. O pedido deve ser feito na área de declarações, na opção de restituição não resgatada.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Zapping | Novos Streamings
Maiores Audiências
1
Ainda não baixou o e-Título? Saiba até quando é possível instalar o app
2
DECISÃO 2026: acompanhe a apuração de votos para presidente no Brasil
3
Justus cai em contradição: mensagens a Vorcaro desmentem entrevista do empresário ao Times Brasil | CNBC na qual afirmou não ter negócios com o banqueiro
4
DECISÃO 2026: Onda recorde da direita atropela adversários, conquista poder no Congresso e acende alerta no Supremo
5
Eleições 2026: saiba qual o valor da multa para quem não votar