Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“A China precisa transicionar sua economia de um mercado de exportação para um mercado de consumo”, sugere CEO da Stay
Publicado 12/04/2025 • 20:39 | Atualizado há 4 meses
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Consumidores nos EUA impulsionam mercado de joias apesar de tarifas em alta
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
China não recebe Nvidia de braços abertos após Trump liberar exportações do chip H20
Publicado 12/04/2025 • 20:39 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Tsai Chi-yu, CEO e fundador da Stay, falou ao jornal Times Brasil deste sábado (12), sobre o impacto das tarifas de Donald Trump no mercado asiático e a decisão de Donald Trump de isentar smartphones, computadores e chips das novas tarifas.
Nascido em Taiwan, o executivo conhece muito bem como pensa o asiático de origem nessa situação de pressão. “Fato é que algumas concessões não serão feitas. A gente está falando de uma sociedade, uma cultura que tem um povo muito resiliente, e esse governo específico é um governo que não pode fazer algumas concessões dado a conjuntura política interna do país. Diferentemente dos governos anteriores, que antecederam o Xi Jinping. O atual presidente dificilmente vai fazer concessões nessa guerra tarifária.”
Leia mais:
O empresário entende, no entanto, a importância do mercado norte-americano para a China e sugere soluções que devem ser adotadas a curto, médio e longo prazo. “Dificilmente qualquer país ou grupo de países vai conseguir substituir rapidamente o poder de consumo da economia americana. Mas a China tem outras opções, não só na Ásia, como em outros continentes, como na África, na própria América Latina, um redirecionamento do comércio chinês para esses países”, diz Tsai.
“A curto prazo esse vai ser o grande movimento que a China vai fazer, ir em direção para o Sudeste Asiático, mas a médio e longo prazo, a China precisa transicionar sua economia de um mercado de exportação para um mercado de consumo. Não tem nenhum mercado maior para substituir o mercado americano do que o próprio mercado interno”, aposta o empresário, que fundou sua fintech no Brasil em 2022.
Tsai Chi-yu entende também que as mudanças mais recentes adotadas por Trump são uma questão de manter a imagem dele positiva no próprio país. “Vale ressaltar que o smartphone vai entrar nessa lista de exceção porque uma sobretaxação de um produto que impacta diretamente o consumidor americano tem um impacto muito negativo para a percepção do governo. O americano vai sentir muito no bolso. Para esse produto, o americano tende a ser mais flexível.”
Stay
A Stay, empresa de Tsai Chi-yu, oferece previdência privada como benefício corporativo. O empresário apontou os motivos de ter escolhido o Brasil para investir nesse mercado. “Quando a gente fala de previdência privada no Brasil, falamos de um mercado que hoje representa mais de alguns trilhões de reais. E quando você olha quando o Brasil envelhece e a fertilidade cai, é muito difícil imaginar que todo mundo vai conseguir contar com a previdência pública”, explica o CEO.
“As pessoas precisam poupar e [a previdência privada] é a forma mais segura de poupar, pois é um mercado hiper regulado pelo governo. Não tem nada melhor do que a empresa te oferecer um produto como esse. Você recebe via sua empresa, mas no fim do dia a empresa que tem que contratar uma solução de previdência corporativa. A tendência é que no futuro as empresas deem cada vez mais previdência privada para os seus funcionários”, aposta Tsai.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Seis pessoas já foram presas na Operação Ícaro, que investiga esquema de corrupção que envolve Ultrafarma e Fast Shop
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
Mercado imobiliário de luxo em SP ultrapassa R$ 7 bi no 1º trimestre, com alta de 57% nas vendas
Cultura do excesso: quando o sintoma vira sistema