CNBC
“Acreditamos que o último ciclo acabou, trazendo a inflação do pico de 10[%] de volta para 2%, esse elemento acabou.”, avalia economista-chefe do Banco Central Europeu |

CNBC O último ciclo de taxas do Banco Central Europeu está ‘concluído’, diz economista-chefe

Mundo

Acordos de Trump ajudam a Nvidia a se tornar a mais nova ação ‘Magnificent Seven’ a reduzir perdas

Publicado 15/05/2025 • 07:33 | Atualizado há 2 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram na quarta-feira, mas o Dow Jones Industrial Average caiu.
  • O S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram na quarta-feira, mas o Dow Jones Industrial Average caiu.
  • A Boeing e a Qatar Airways anunciaram um acordo para a companhia aérea do Oriente Médio comprar até 210 jatos.
  • O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um discurso no Fórum de Investimentos EUA-Arábia Saudita elogiando a Arábia Saudita e seu príncipe herdeiro.
  • Steve Cohen, fundador da empresa de investimentos Point72, disse que acredita que as ações podem “voltar às mínimas” em abril.
Jensen Huang, CEO da Nvidia.

Jensen Huang, CEO da Nvidia.

Simon Liu/Gabinete do Presidente

O grupo de ações “Magnificent Seven” — que inclui a Alphabet, Amazon, Apple, Meta Plataformas, Microsoft, Nvidia e Tesla — impulsionou grande parte do ganho de 23,31% da libra esterlina do S&P 500 em 2024.

Essas ações também foram algumas das mais afetadas pelas tarifas do presidente americano Donald Trump. Aquelas que dependem fortemente de cadeias de suprimentos globais e mercados de exportação, como Apple e Nvidia, foram as mais afetadas. Em contraste, Meta e Microsoft, que obtêm a maior parte de sua receita de serviços digitais, como vendas de anúncios ou software empresarial, viram suas ações subirem este ano.

Na quarta-feira, a Nvidia se juntou à Meta e à Microsoft para se tornar o terceiro membro do Magnificent Seven a negociar no verde no acumulado do ano. É um movimento significativo porque a fabricante de chips — como o nome sugere — não lida com produtos intangíveis que possam escapar das barreiras comerciais.

A recuperação da Nvidia sugere que os acordos sob o governo Trump — em termos de acordos tarifários e laços bilaterais amplos, como os que ele está estabelecendo com a Arábia Saudita em sua visita de Estado — estão proporcionando um ambiente melhor para as empresas. Mas também enfatiza o quão volátil o mercado pode ser este ano, quando o motor por trás do rali alucinante de 2024 pode se esvair nas semanas que cercam o “Dia da Libertação” de Trump.

O que você precisa saber hoje?

Três dias consecutivos de ganhos para o S&P 500.
Os mercados americanos negociaram em diferentes direções na quarta-feira. O S&P 500 subiu 0,1% e o Nasdaq Composite subiu 0,72%. 

O índice de tecnologia pesada foi impulsionado por um aumento de 4,7% na AMD ações após a empresa de chips anunciar uma recompra de US$ 6 bilhões, bem como um aumento nas ações da Nvidia. 

O Índice Industrial Dow Jones cedeu 0,21%. As ações da Ásia-Pacífico caíram na quinta-feira. Nikkei 225 do Japão caiu cerca de 0,9% e o Índice Hang Seng de Hong Kong caiu quase 1%.

Nvidia volta ao verde.
A Nvidia subiu mais de 4% na quarta-feira, impulsionada pela notícia de que venderia mais de 18.000 de seus principais chips de inteligência artificial para a Arábia Saudita. A alta das ações da Nvidia coloca a Nvidia em território positivo no ano, tornando-se a mais recente ação do grupo “Magnificent 7” a retornar ao verde em meio à recuperação do mercado em geral. Amazon, Alphabet, Tesla e Apple ainda enfrentam perdas no preço de suas ações no acumulado do ano.

Maior acordo para Boeing e Qatar Airways
Boeing e a Qatar Airways anunciaram na quarta-feira (14) um acordo para a companhia aérea do Oriente Médio comprar até 210 jatos durante a visita de Estado de Trump ao emir do Catar. O pedido, que é o maior da história da Qatar Airways — e da Boeing, segundo Trump — é um impulso para a fabricante de aviões em dificuldades, que não registra lucro desde 2018.

‘Gosto muito de você’: Trump ao príncipe herdeiro saudita
No Fórum de Investimento EUA-Arábia Saudita na terça-feira, que contou com a presença de CEOs como Elon Musk da Tesla, Jensen Huang da Nvidia e Larry Fink. Trump fez um discurso no qual elogiou a Arábia Saudita e disse ao príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman — que estava na plateia — “Gosto muito de você”. Trump também se encontrou com o líder sírio Ahmed al-Sharaa na Arábia Saudita no mesmo dia.

Ações podem testar novamente as mínimas de abril: Steve Cohen
Steve Cohen, fundador da empresa de investimentos Point72, disse acreditar que as ações podem “voltar às mínimas” em abril e que há 45% de chance de recessão. Cohen, no entanto, afirmou que uma queda no mercado de ações não seria necessariamente uma “calamidade”.

E finalmente…

Buscando combater o domínio mineral da China, o governo Trump assinou em abril uma abrangente ordem executiva para acelerar a mineração em águas profundas nos EUA e internacionais.

A medida foi criada para ajudar empresas privadas a acessar bilhões de toneladas de rochas do tamanho de batatas, conhecidas como nódulos polimetálicos, ricas em minerais estrategicamente importantes.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, uma agência governamental, pareceu receber bem o anúncio de Trump, dizendo que a ordem executiva anuncia “a próxima corrida do ouro” e prepara o terreno para “uma próspera indústria manufatureira nacional”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo