Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Advogados de Lisa Cook dizem à Suprema Corte que Trump destruiria a independência do Fed se a demitisse
Publicado 25/09/2025 • 18:32 | Atualizado há 2 meses
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Conheça o executivo que começou descarregando caminhões e dobrou o faturamento de um gigante
Contas de luz avançam acima da média nacional em estados que concentram data centers nos EUA
Publicado 25/09/2025 • 18:32 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Advogados da governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, argumentaram nesta quinta-feira (25) que a Suprema Corte deve negar o pedido do presidente Donald Trump para demiti-la enquanto seu processo judicial que contesta a remoção não é concluído.
“O pedido de suspensão do presidente solicita que esta Corte aja de forma emergencial para destruir a independência do Conselho do Federal Reserve”, escreveram os advogados de Cook em documento recente.
Trump solicitou à Suprema Corte que suspenda ordens de tribunais inferiores que o impedem de demitir Cook enquanto seu processo judicial está em andamento.
O presidente afirmou, no final de agosto, que estava demitindo-a devido a alegações de fraude hipotecária, segundo as quais ela teria declarado duas propriedades distintas como residência principal. Cook nega as acusações, que se referem a imóveis que possui em Ann Arbor (Michigan) e Atlanta.
Na quinta-feira, um grupo que incluía todos os ex-presidentes vivos do Federal Reserve, além de ex-secretários do Tesouro e ex-presidentes do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca, pediu à Suprema Corte que negasse o pedido de Trump para demitir Cook por enquanto.
A Justiça dos EUA pode decidir sobre o pedido de Trump a qualquer momento.
Leia também:
Governo Trump pede à Suprema Corte para permitir a demissão de Lisa Cook
Justiça dos EUA barra tentativa de Trump de demitir Lisa Cook do Federal Reserve
Caso o Tribunal permita que Trump remova Cook, ela ainda poderia ser reintegrada assim que os juízes julgarem o mérito do processo. A questão central é se Trump tem motivo legal, como exige a Lei do Federal Reserve, para demiti-la.
No documento, os advogados afirmam que Trump cita “alegações frágeis e não comprovadas de conduta anterior ao cargo — acusações convenientemente surgidas após críticas do presidente às decisões de política do Conselho”.
Trump reclamava há meses que o Conselho do Fed não cortava as taxas de juros como desejava. Na semana passada, o Fed reduziu a taxa de referência overnight em 0,25 ponto percentual, com Cook participando da decisão.
“Esta Corte deve negar o pedido extraordinário do presidente porque seus argumentos contrariam precedentes estabelecidos e práticas de longa data”, disseram os advogados.
Eles acrescentaram: “Este processo mal começou, e uma investigação mais aprofundada poderia evitar que o Tribunal precise decidir sobre questões legais de alto risco levantadas pelo presidente. No mérito, é provável que a Corte rejeite todas as teorias jurídicas do presidente.”
“Especificamente, o Tribunal provavelmente decidirá que, como a governadora Cook só pode ser removida por motivo legal, ela tem direito a notificação, oportunidade de audiência e revisão judicial antes de ser destituída.”
Para os advogados, o padrão “por motivo legal” previsto na Lei do Federal Reserve oferece proteção real e não pode ser substituído por acusações fabricadas. “Ao contrário da alegação ilimitada de autoridade do presidente, deve existir algum controle significativo sobre a capacidade de remover a governadora Cook. Caso contrário, qualquer presidente poderia demitir qualquer governador com base em qualquer acusação, por mais falha que seja.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
3
Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
4
Raízen antecipa contratos de quase metade da safra 26/27 e garante boa rentabilidade
5
CNH gratuita no Paraná? Programa garante habilitação sem custos no estado