CNBC
In this pool photograph distributed by the Russian state agency Sputnik, Russian President Vladimir Putin looks on as he meets with students at the Sirius Educational Center in Sochi on May 19, 2025, after a telephone conversation with US President Donald Trump. (Photo by Alexander KAZAKOV / POOL / AFP)

CNBCMercados reagem a reunião Trump-Putin; analistas observam triunfo russo

Mundo

Águas-vivas provocam fechamento de usina nuclear na França

Publicado 11/08/2025 • 13:37 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • Usina nuclear de Gravelines, no norte da França, foi temporariamente desligada devido a um enxame de águas-vivas que entupiu bombas de resfriamento.
  • Quatro unidades desligaram automaticamente, sem impacto na segurança, equipe ou meio ambiente.
  • EDF espera retomar operação das unidades até quinta-feira, garantindo que não haverá falta de energia, com fontes alternativas em operação.
Usina nuclear França

Wikimedia Commons

Usina nuclear França

Uma usina nuclear no norte da França foi temporariamente desligada na segunda-feira (11) após um enxame de águas-vivas entupir bombas usadas para resfriar os reatores, informou o grupo de energia EDF.

Os desligamentos automáticos de quatro unidades “não tiveram impacto na segurança das instalações, da equipe ou do meio ambiente”, afirmou a EDF em seu site.

“Esses desligamentos são resultados da presença massiva e imprevisível de águas-vivas nos tambores filtrantes das estações de bombeamento”, disse o operador da usina de Gravelines.

O local foi totalmente desligado após o incidente, com suas outras duas unidades já fora de operação para manutenção.

As equipes realizavam inspeções para reiniciar as unidades de produção “com total segurança”, disse a EDF, acrescentando que a expectativa é que as unidades voltem a operar na quinta-feira.

“Não há risco de falta de energia,” acrescentou a empresa, afirmando que outras fontes de energia, incluindo solar, estavam em operação.

Gravelines é a maior usina nuclear da Europa Ocidental, com seis reatores, cada um com capacidade para produzir 900 megawatts. O local deve inaugurar dois reatores de próxima geração, cada um com capacidade de 1.600 megawatts, até 2040.

Esta não é a primeira vez que águas-vivas interrompem o funcionamento de uma usina nuclear, embora a EDF tenha dito que tais incidentes são “bastante raros”, acrescentando que o último impacto em suas operações foi na década de 1990.

Há casos de usinas em outros países que foram desligadas devido a invasões de águas-vivas, destacando-se um fechamento de três dias na Suécia em 2013 e um incidente em 1999 no Japão que causou uma queda significativa na produção.

Especialistas afirmam que a sobrepesca, a poluição plástica e as mudanças climáticas criaram condições que permitem que as águas-vivas prosperem e se reproduzam.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo