CNBC

CNBCNvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA

Mundo

AIEA convoca reunião de emergência após ataques dos EUA ao Irã

Publicado 23/06/2025 • 10:07 | Atualizado há 5 meses

KEY POINTS

  • Grossi afirmou que os técnicos da AIEA têm capacidade de avaliar eventuais danos subterrâneos, especialmente em Fordow.
  • Para isso, ele destacou que é essencial que as hostilidades cessem temporariamente, garantindo seguranç
  • Durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, Grossi reforçou que ainda há espaço para o diálogo e que um retorno à diplomacia é urgente.

Forças de segurança israelenses e equipes de emergência trabalham junto aos escombros de um prédio desabitado atingido por um míssil disparado do Irã, em Haifa, Israel, nesta sexta- feira, 20 de junho de 2025. Israel e Irã trocaram ataques hoje, o oitavo dia de conflito entre os dois países, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia o envolvimento militar dos EUA e novos esforços diplomáticos podem estar em andamento. 20/06/2025 - Foto: BAZ RATNER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, anunciou neste domingo (22) a convocação de uma reunião de emergência para a manhã desta segunda-feira (23), com os representantes dos países-membros da entidade. O objetivo é dar continuidade à avaliação das instalações nucleares do Irã.

Segundo Grossi, o sistema internacional de não proliferação de armas nucleares — que há mais de 50 anos garante a segurança global — está sob ameaça. Ele alertou para o risco de escalada no conflito no Oriente Médio, após os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos no sábado (21) contra instalações nucleares iranianas.

Inspeções e segurança

Grossi informou que inspetores da AIEA já estão em território iraniano e devem continuar com as vistorias técnicas conforme os protocolos do Acordo de Não Proliferação Nuclear. Para isso, ele destacou ser essencial que as hostilidades cessem temporariamente, garantindo segurança para o deslocamento das equipes às áreas atingidas.

“As inspeções precisam ocorrer em condições adequadas de segurança. O Irã deve permitir o acesso dos inspetores a diferentes locais de forma segura”, disse.

As áreas mais afetadas pelos bombardeios incluem:

  • A usina de enriquecimento de urânio de Fordow, construída dentro de uma montanha;
  • Os prédios e túneis de armazenamento de material nuclear em Isfahan;
  • E a central de produção de combustível nuclear de Natanz.

Grossi afirmou que os técnicos da AIEA têm capacidade de avaliar eventuais danos subterrâneos, especialmente em Fordow. Até o momento, o governo iraniano informou à agência que não houve aumento nos níveis de radiação nas três instalações atingidas.

Apelo por diálogo

Durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, Grossi reforçou que ainda há espaço para o diálogo e que um retorno à diplomacia é urgente.

“Se perdermos esta oportunidade, a destruição pode atingir proporções inimagináveis. O regime global de não proliferação pode entrar em colapso”, alertou.

Ele reforçou as palavras do secretário-geral da ONU, António Guterres, que também participou da reunião: é essencial que Irã, Israel, Estados Unidos e demais atores da região voltem à mesa de negociações em busca da paz.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;