Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Aliados da Venezuela condenam ataque dos EUA e pedem solução diplomática
Publicado 03/01/2026 • 08:48 | Atualizado há 2 meses
EXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Robôs humanoides da China passam de tropeços virais a saltos de kung fu em um ano
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia
Publicado 03/01/2026 • 08:48 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Caracas, Venezuela
Foto: LUIS JAIMES / AFP
Aliados e países vizinhos da Venezuela condenaram neste sábado (3) o ataque militar de grande escala realizado pelos Estados Unidos contra o país sul-americano. Governos classificaram a ação como agressão à soberania venezuelana, enquanto a Espanha ofereceu mediação para uma solução pacífica e negociada para a crise na Venezuela.
O presidente americano Donald Trump afirmou que forças dos EUA capturaram o presidente Nicolás Maduro e o retiraram do território venezuelano, junto com sua esposa.
Leia também:
Conheça o poderio militar dos EUA usado contra Maduro
Venezuela diz que bombardeios dos EUA atingiram populações civis
Trump afirma que operação dos EUA capturou Nicolás Maduro
O Irã, aliado estratégico de Maduro, afirmou que condena “energicamente o ataque militar dos Estados Unidos” e classificou a ação como violação flagrante da soberania e da integridade territorial venezuelana.
Teerã mantém relações próximas com Caracas, especialmente no setor de energia, e reforçou o apoio político ao governo da Venezuela após o ataque.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, classificou a ofensiva americana como um “ataque à soberania da América Latina” e afirmou que a ação pode levar a uma crise humanitária ligada ao país vizinho.
A Colômbia ocupa neste ano uma cadeira como membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU, e Petro pediu a convocação imediata do órgão para discutir a situação venezuelana.
Cuba, tradicional aliada dos regimes de Chavez e Maduro, denunciou o ataque como “terrorismo de Estado contra o bravo povo venezuelano”. Em comunicado, o presidente Miguel Díaz-Canel pediu uma resposta da comunidade internacional diante do que chamou de ataque criminoso a Caracas.
Havana reforçou sua solidariedade política à Caracas após a ofensiva militar dos EUA.
A Rússia classificou a ação dos Estados Unidos como um “ato de agressão armada contra a Venezuela”. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os pretextos apresentados por Washington são insustentáveis e demonstram hostilidade ideológica.
Moscou mantém cooperação militar e energética com a Venezuela e criticou duramente a escalada do conflito.
A Espanha ofereceu atuar como mediadora para uma solução negociada. O Ministério das Relações Exteriores espanhol pediu desescalada e contenção, afirmando estar disposto a ajudar na busca por uma solução democrática e pacífica para a Venezuela.
A Alemanha afirmou estar acompanhando a situação na Venezuela com grande preocupação. O governo alemão informou que sua equipe de crise está reunida e em coordenação com parceiros internacionais.
Já a Itália disse que a primeira-ministra Giorgia Meloni monitora de perto os desdobramentos e mantém contato constante com o chanceler Antonio Tajani, inclusive para levantar informações sobre cidadãos italianos na Venezuela.
Senadores democratas também criticaram a ofensiva. O senador Brian Schatz afirmou que os Estados Unidos não têm interesses nacionais vitais na Venezuela que justifiquem uma guerra.
O senador Ruben Gallego classificou a ação como ilegal e afirmou não haver razão para os EUA estarem em guerra com a Venezuela.
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, aliado histórico de Caracas, declarou que rejeita de forma contundente o bombardeio americano contra a Venezuela.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
3
Assaí reduz expansão, corta custos e avalia venda de lojas; veja os bastidores
4
Brasil assina 8 acordos na Índia e fala em US$ 30 bilhões de comércio bilateral
5
Bad Bunny traz ao Brasil a turnê mais recordista de sua carreira; entenda o fenômeno