Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas da Europa recuam, futuros americanos estáveis; veja como está o mercado mundial nesta manhã
Publicado 03/01/2025 • 08:25 | Atualizado há 1 ano
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 03/01/2025 • 08:25 | Atualizado há 1 ano
Pixabay
Os mercados europeus operaram em baixa nesta sexta-feira, após um início turbulento de 2025 para as ações ao redor do mundo.
O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,29% às 10h06, horário de Londres, com as principais bolsas e setores da região negociando, em sua maioria, em território negativo.
As ações do setor automotivo lideraram as perdas, com queda de 1,17%, ampliando o declínio observado na quinta-feira. Os setores de mineração, viagens e lazer também recuaram cerca de 1% cada. Por outro lado, o setor de serviços financeiros foi um dos poucos a registrar alta, com ganhos de 0,69%.

O Stoxx 600 havia fechado em alta na quinta-feira após uma sessão inicial volátil no ano.
Os investidores continuam avaliando as incertezas políticas regionais e globais que podem impactar os mercados e a economia, incluindo a instabilidade política na França, eleições iminentes na Alemanha e possíveis tarifas sob o presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
Nos Estados Unidos, os futuros estavam relativamente estáveis nesta sexta-feira, após outro início de ano instável. O Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq encerraram o dia em baixa; para os dois últimos, foi a quinta sessão consecutiva de quedas, marcando a sequência de perdas mais longa desde abril.
Nos mercados da Ásia-Pacífico, o desempenho foi misto durante a noite. As ações chinesas ampliaram as quedas, à medida que os investidores avaliavam os sinais de política econômica de Pequim, enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, e os mercados sul-coreanos fecharam em território positivo.
Na Turquia, o índice de preços ao consumidor caiu para 44,38% em termos anuais em dezembro, ante 47,09% em novembro. Economistas esperavam uma queda para 45,2%, segundo uma pesquisa da Reuters.
Na Polônia, uma leitura preliminar do índice de preços ao consumidor indicou um aumento anual de 4,8% em dezembro, também abaixo da previsão da Reuters.
Enquanto isso, o escritório federal de trabalho da Alemanha informou que o número de pessoas desempregadas aumentou em 33.000, totalizando 2,807 milhões em dezembro em comparação ao mês anterior. A taxa de desemprego subiu 0,1%, chegando a 6%, acrescentou a agência.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
2
Mega da Virada 2025: qual é o prêmio para quem acertar a quina ou a quadra?
3
Mega da Virada é sorteada: veja os números
4
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
5
Quanto custa o Centauro II-BR, o blindado mais potente da América do Sul usado pelo Brasil