CNBC
Trump em um palco repleto de bandeiras dos Estados Unidos e apontando para frente

CNBCTrump está instruindo seus “representantes” a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários

Mundo

Bolsas globais recuam antes do payroll; cenários nos EUA, Venezuela e Ásia influenciam

Publicado 08/01/2026 • 07:30 | Atualizado há 21 horas

KEY POINTS

  • Investidores aguardam a divulgação de dados importantes sobre o mercado de trabalho nos EUA nesta semana.
  • Também influenciam o cenário geopolítico após a deposição do presidente da Venezuela pelos EUA e as tensões crescentes entre a China e o Japão.
  • "A atenção está voltada para o futuro, com o relatório de empregos de sexta-feira no centro das atenções", disse Stephen Innes, sócio-gerente da SPI Asset Management.
ibovespa b3

Pexels

Ibovespa B3

Os mercados globais de ações operaram majoritariamente em queda nesta quinta-feira (7), interrompendo a sequência positiva do início do ano, enquanto investidores aguardam a divulgação de dados-chave do mercado de trabalho dos Estados Unidos ao longo da semana.

O sentimento de cautela também foi reforçado pelo aumento das tensões geopolíticas, após a deposição do presidente da Venezuela pelos EUA e a escalada de atritos diplomáticos entre China e Japão.

Em Wall Street, o desempenho mais fraco do Dow Jones e do S&P 500, que recuaram de máximas históricas, contaminou o humor nos mercados asiáticos, levando investidores a reduzir risco antes da divulgação dos dados de vagas de emprego e dos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA.

Leia também: Trump retira EUA de 66 organizações internacionais

Na sexta-feira, o foco se volta para o relatório de empregos não agrícolas (non-farm payrolls), indicador central para as decisões do Federal Reserve, cujos dirigentes se reúnem no fim do mês em meio ao debate sobre um quarto corte consecutivo de juros.

“A atenção está voltada para o futuro, com o relatório de empregos de sexta-feira no centro das atenções”, afirmou Stephen Innes, sócio-gerente da SPI Asset Management.
“Um número muito forte pode forçar os mercados a repensarem o timing de cortes. Um número muito fraco reabre os debates sobre recessão.”

Leia também: Dados de emprego dos EUA derrubam ouro e prata; entenda

Ásia recua; Europa abre mista

As bolsas asiáticas tiveram um dia negativo, com Tóquio, Hong Kong, Singapura, Xangai, Taipei, Mumbai, Bangkok e Jacarta em queda. Sydney e Manila fecharam em alta, enquanto Wellington terminou estável.

Na Europa, Londres abriu atrás de Paris, enquanto Frankfurt teve início mais contido. Seul registrou leve alta e renovou recordes, apesar da queda da Samsung, mesmo após a empresa projetar lucro recorde de US$ 13,8 bilhões no quarto trimestre.

China pressiona Japão e afeta Tóquio

As ações em Tóquio foram pressionadas depois que a China anunciou uma investigação antidumping sobre importações japonesas de um produto químico essencial para a fabricação de semicondutores, um dia após proibir exportações ao Japão de itens com potencial uso militar.

A medida aprofunda as tensões entre Pequim e Tóquio, intensificadas desde que a primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sugeriu, em novembro, uma possível resposta militar a qualquer ataque contra Taiwan.

Petróleo sobe após quedas e Venezuela volta ao radar

Os preços do petróleo subiram levemente após duas quedas acentuadas consecutivas, depois da notícia de que a Venezuela enviará milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos, após a deposição do presidente Nicolás Maduro no fim de semana.

Suprema Corte dos EUA pode mexer com mercados

Investidores também acompanham a decisão da Supreme Court of the United States, prevista para sexta-feira, sobre a legalidade das tarifas punitivas impostas por Donald Trump.

O caso, considerado histórico, questiona o uso sem precedentes dos poderes presidenciais para impor tarifas globais amplas, atingindo diretamente o núcleo da agenda econômica americana.

(*com informações da AFP)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;