CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Tarifas do Trump

Canadá: Carney abandona tarifas retaliatórias ‘dólar por dólar’ contra EUA

Publicado 17/04/2025 • 23:12 | Atualizado há 4 meses

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Nas últimas semanas, Carney refletiu sobre uma abordagem mais deliberada em resposta às tarifas dos EUA de 25% sobre veículos canadenses, aço, alumínio e importações consideradas não conformes com o tratado comercial entre EUA, México e Canadá (USMCA).
  • Até o momento, o Canadá impôs tarifas de 25% sobre cerca de US$ 43 bilhões de importações dos EUA e taxas de até 25% sobre veículos americanos - embora Carney tenha autorizado recentemente isenções para as montadoras de Detroit com operações no país.
Mark Joseph Carney

Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá

Policy Exchange via Wikimedia

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, que lidera as pesquisas a menos de duas semanas de uma eleição, afirma que não buscará as chamadas tarifas retaliatórias dólar por dólar contra os EUA, como defendido anteriormente por seu antecessor, Justin Trudeau, e outros políticos do país.

Nas últimas semanas, Carney refletiu sobre uma abordagem mais deliberada em resposta às tarifas dos EUA de 25% sobre veículos canadenses, aço, alumínio e importações consideradas não conformes com o tratado comercial entre EUA, México e Canadá (USMCA).

“Já abandonamos as tarifas dólar por dólar”, disse ele durante debate na noite desta quinta-feira. “O princípio em termos de nossas contra-tarifas é ter o máximo impacto nos Estados Unidos, e o mínimo aqui. Temos que pensar no impacto sobre as empresas canadenses.”

Até o momento, o Canadá impôs tarifas de 25% sobre cerca de US$ 43 bilhões de importações dos EUA e taxas de até 25% sobre veículos americanos – embora Carney tenha autorizado recentemente isenções para as montadoras de Detroit com operações no país.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump