Jovens da Geração Z abandonam universidade e migram para profissões técnicas nos EUA.

CNBC Jovens da Geração Z abandonam universidade e migram para profissões técnicas nos EUA

Mundo

CEO da Novo Nordisk deixará o cargo enquanto fabricante do Wegovy enfrenta concorrência crescente

Publicado 16/05/2025 • 09:51 | Atualizado há 2 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O preço das ações da Novo Nordisk caiu bastante no ano passado em meio à crescente concorrência no crescente mercado de medicamentos para obesidade.
  • O preço das ações da Novo Nordisk caiu bastante no ano passado em meio à crescente concorrência no crescente mercado de medicamentos para obesidade.
  • O preço das ações da empresa caiu mais de 50% desde meados de 2024.
Wegovy, da Novo Nordisk.

Wegovy, da Novo Nordisk.

FILE PHOTO: Boxes of Wegovy made by Novo Nordisk are seen at a pharmacy in London, Britain March 8, 2024. REUTERS/Hollie Adams/File Photo

A Novo Nordisk disse na sexta-feira que o CEO Lars Fruergaard Jørgensen está deixando o cargo, já que a fabricante do Wegovy busca reavivar sua difícil situação em meio à crescente concorrência.

A gigante farmacêutica dinamarquesa afirmou que Jørgensen permaneceria no cargo “por um período para apoiar uma transição tranquila para a nova liderança”. Acrescentou que a busca por um substituto estava em andamento e que um anúncio seria feito oportunamente.

As ações da Novo Nordisk caíram 3% no último pregão. Enquanto isso, as ações da Eli Lilly, fabricante rival de medicamentos para obesidade, subiram 1,6% no pré-mercado.

A decisão foi tomada em um momento em que o preço das ações da Novo Nordisk sofreu uma forte queda no ano passado, em meio à crescente concorrência no crescente mercado de medicamentos para obesidade e aos resultados decepcionantes dos testes para seus tratamentos de última geração.

O preço das ações da empresa caiu mais de 50% desde meados de 2024.

“A estratégia da Novo Nordisk permanece inalterada, e o Conselho está confiante nos planos de negócios atuais da empresa e em sua capacidade de executá-los”, disse o presidente Helge Lund em um comunicado.

“As mudanças, no entanto, são feitas à luz dos recentes desafios de mercado que a Novo Nordisk vem enfrentando e do desenvolvimento do preço das ações da empresa desde meados de 2024”, disse a empresa em um comunicado.

Em conexão com a mudança, a empresa disse que o presidente da Fundação Novo Nordisk, Lars Rebien Sørensen, se juntará ao conselho da Novo Nordisk, inicialmente como observador.

Na semana passada, a Novo relatou vendas menores do que o esperado no primeiro trimestre de seu principal medicamento contra obesidade, Wegovy, e reduziu sua previsão de crescimento de vendas para o ano inteiro em meio à crescente concorrência dos mercados de medicamentos manipulados nos EUA.

“Os fabricantes de compostos tiraram parte do nosso negócio”, disse Jørgensen à Charlotte Reed, da CNBC.

No entanto, a empresa disse que espera que as vendas melhorem no segundo semestre do ano, já que a disponibilidade de medicamentos manipulados imitados será gradualmente eliminada depois que a Food and Drug Administration (FDA) encerrou sua decisão sobre escassez de medicamentos.

Enquanto isso, a Novo tem lutado para se livrar do sentimento negativo após uma série de  resultados decepcionantes nos testes  com seu candidato a medicamento de próxima geração para obesidade, o CagriSema. Jørgensen disse anteriormente que estava “muito otimista” quanto às perspectivas do tratamento.

“Pelos dados que temos, o CagriSema é o melhor produto que já foi testado ou está no mercado, e acreditamos que podemos melhorar ainda mais esses dados.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo